Marcelo Adnet sobre representar Tom Jobim: “Questionei se estava a altura”
Artista retrata músico brasileiro na animação "Arca de Noé", que chega aos cinemas na quinta-feira (7)
O ator Marcelo Adnet, 43, é parte do elenco do novo filme de animação “Arca de Noé” baseado na obra do poeta e compositor Vinicius de Moraes. Fazendo uma representação do músico Tom Jobim, parceiro do “poetinha”, o artista relatou à CNN a responsabilidade e o medo de dar vida ao astro no filme que estreia nos cinemas em 7 de novembro.
“Eu fiquei nervoso um pouco”, disse Marcelo Adnet durante entrevista ao lado de Rodrigo Santoro. “Eu acho Tom Jobim um dos maiores artistas da história do Brasil. Tem uma coisa de questionar ‘Eu estou a altura disso?’. Claro que não é exatamente ele, mas eu admiro tanto a obra dele, tudo o que ele deixou, que bate uma responsabilidade sobre como vou homenagear esse cara”, complementou.
A condução da narrativa do longa-metragem é feita por meio de adaptações de músicas autorais de Vinicius. Entre os clássicos selecionados para a história, destacam-se “A Casa” e “O Leão”.
Rodrigo Santoro (“poetinha”) e Marcelo Adnet interpretam dois ratinhos, nomeados como Vini e Tom, que são as representações afetivas dos nomes históricos brasileiros.
Para viver os personagens, ambos precisaram criar uma conexão na vida real. Marcelo Adnet não deixou de exaltar a parceria com Rodrigo Santoro. Segundo ele, os dois gravavam as cenas juntos no estúdio. “Esses personagens existem juntos, não dava para a gente ficar separado.”
A parceria entre os dois, então, foi criada antes de nascer, de fato, a parceria dos personagens da história. “O processo é muito mais rico, você ter um parceiro do lado”, acrescentou Adnet.
A animação, segundo Adnet, “tem um sabor totalmente especial”, agora que ele é pai de Alice, 3.
“Eu vi a pré-estreia do filme com a minha filha, me deu um suadouro ela, é muito agitada”, brincou o artista. “Mas foi tão emocionante, ver ela curtindo, se interessando e fazendo observações. O interesse dela de dublar os bichos também.
Assim como Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet exalta a importância do filme para perpetuar o legado de Vinicius de Moraes. “É como se eles estivessem renascendo, vivendo novamente através dessa obra tão linda”, concluiu Adnet.
Tudo sobre “Arca de Noé”
Segundo a sinopse oficial da obra, Tom é um guitarrista talentoso e pragmático, e Vini, um poeta romântico e sonhador. Juntos, eles são uma dupla “carismática e caótica” de ratos.
Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos.
Eis que surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destaquem e sejam requisitados.
No elenco, ainda constam os astros Lázaro Ramos, Alice Braga, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Eduardo Sterblitch, Adriana Calcanhotto, Seu Jorge, Gregório Duvivier, Marcelo Serrado, Débora Nascimento, Babu Santana, Chico César, Russo Passapusso, entre outros.
O novo longa-metragem partiu da ideia da própria filha de Vinicius de Moraes, Susana, que desejava levar as canções e poemas do pai para os cinemas. Sérgio Machado e Alois Di Leo são os responsáveis pela direção.
Assista ao trailer de “Arca de Noé”:
“Divertida Mente 2” é a 1ª animação a arrecadar US$ 1 bi em bilheteria