“Maníaco controlador e egocêntrico”: roteirista ataca Tom Cruise em livro
Frederic Raphael também detonou o casamento do astro com a atriz australiana Nicole Kidman na época de filme
O roteirista Frederic Raphael, de 91 anos, descreveu o astro da franquia “Missão Impossível” Tom Cruise como um “maníaco controlador e egocêntrico” em seu livro mais recente, intitulado “Last Post” (“Última Publicação, em tradução livre), de acordo com o “New York Post”.
Vencedor de duas estatuetas do Oscar, Raphael e o diretor Stanley Kubrick se desentenderam durante as gravações do filme “De Olhos Bem Fechados”, de 1999. O autor, que roteirizou o longa, não concordava com o estilo de direção que Kubrick queria imprimir ao filme.
Segundo as informações do jornal, a rusga fez com que Raphael não fosse convidado para a estreia do filme.
O conflito ganhou um novo capítulo recentemente, após a publicação do livro de Raphael, “Last Post”, na última quinta-feira (27). Na obra, o autor afirma que a esposa de Kubrick, Christiane Harlan, e Tom Cruise são os responsáveis por informações depreciativas sobre ele na Wikipédia.
“Jamais fui chamado de mentiroso por alguém como fui pelo clã Harlan e por Tom Cruise, um maníaco controlador e egocêntrico com quem nunca troquei uma palavra”, escreveu o autor. Ele também alega que a dupla tentou retirar seu nome dos créditos finais do longa.
De acordo com o jornal, a fala expôs o péssimo ambiente que existia na produção de “De Olhos Bem Fechados”, protagonizado pelo astro e pela sua então mulher, a atriz Nicole Kidman.
O relacionamento dos atores, inclusive, também foi alvo do roteirista. Em uma parte do livro, enquanto Raphael simulava uma conversa com Kubrick, o autor levantou suspeitas sobre o verdadeiro sentimento do casal.
“Havia algo apenas um pouco ingênuo em sua ideia de que escalar um casal [da vida real] como um casal [no filme] permitiria que você colocasse ‘a verdade’ na tela. Você honestamente achou que Cruise e Kidman estavam unidos por uma paixão genuína, em vez de uma união profissional?, escreveu.
Até o momento, Tom Cruise e Nicole Kidman, que foram casados de 1990 até 2001, não se manifestaram publicamente sobre as declarações de Raphael.