“Maior animação do Brasil em complexidade”, diz diretor sobre “Arca de Noé”
Filme é inspirado nas canções clássicas do compositor brasileiro Vinicius de Moraes; à CNN, diretores da obra revelam ideia e detalhes da animação
Uma nova animação brasileira acaba de chegar às salas de cinema. “Arca de Noé”, obra baseada nas canções do compositor brasileiro Vinicius de Moraes estreou na quinta-feira (7). Em entrevista à CNN (vídeo acima) os diretores do longa-metragem, Alois Di Leo e Sérgio Machado, comentaram sobre a complexidade da obra e revelam que a ideia partiu de Susana de Moraes, filha do “poetinha”.
“O filme é uma produção que durou cinco anos”, comentou Alois Di Leo. “Foram cinco anos trabalhando de segunda à sábado todos os dias. Envolveu mais de 1600 pessoas entre o Brasil e a Índia e tem mais de 60 personagens. Ele é a maior animação em termos de complexidade da grandiosidade da história, da quantidade de músicas”, completou.
“É a maior também em termos de orçamento”, acrescentou Sérgio Machado. “É um dos filmes brasileiros mais vendidos para fora, foram mais de 70 países. É nesse sentido, não é no sentido também de ser a melhor porque isso não tem como julgar, mas é a maior em termos de proporção.”
Segundo os profissionais, a ideia do longa-metragem partiu da filha mais velha de Vincius de Moares, anos antes de ela morrer, em 2015.
“A ideia de fazer o filme partiu da Susana de Moraes, a filha mais velha do Vinicius, em 2009. A gente começou a conversar sobre o espírito do Vinicius que a gente queria trazer para a tela. O filme partiu dela e foi feito inteiramente pensando na altura do sonho da Susana. Ela não está mais entre nós, não pôde ver o filme, mas tudo partiu desse desejo dela”, contou Sérgio Machado.
Os diretos ainda afirmam que estão negociando a venda do filme com alguns países, mas projetam um lançamento no mundo todo.
O filme ganha as vozes protagonistas dos atores Rodrigo Santoro e Marcelo Adnet. Para viver os personagens, ambos precisaram criar uma conexão na vida real. Também na entrevista, Marcelo Adnet não deixou de exaltar a parceria com Rodrigo Santoro. Segundo ele, os dois gravavam as cenas juntos no estúdio. “Esses personagens existem juntos, não dava para a gente ficar separado.”
Assim como o colega, ele exalta a importância do filme para perpetuar o legado de Vinicius de Moraes. “É como se eles estivessem renascendo, vivendo novamente através dessa obra tão linda”, concluiu Adnet.
Tudo sobre “Arca de Noé”
Segundo a sinopse oficial da obra, Tom é um guitarrista talentoso e pragmático, e Vini, um poeta romântico e sonhador. Juntos, eles são uma dupla “carismática e caótica” de ratos.
Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos.
Eis que surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destaquem e sejam requisitados.
No elenco, ainda constam os astros Lázaro Ramos, Alice Braga, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Eduardo Sterblitch, Adriana Calcanhotto, Seu Jorge, Gregório Duvivier, Marcelo Serrado, Débora Nascimento, Babu Santana, Chico César, Russo Passapusso, entre outros.
Assista ao trailer de “Arca de Noé”:
“Divertida Mente 2” é a 1ª animação a arrecadar US$ 1 bi em bilheteria