Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Madonna no Brasil: relembre shows da cantora no país

    Cantora conhecida como a rainha do pop já trouxe três turnês ao Brasil: "The Girlie Show", "Sticky & Sweet Tour" e "The MDNA Tour"

    Madonna na "The Celebration Tour", turnê que comemora seus 40 anos de carreira
    Madonna na "The Celebration Tour", turnê que comemora seus 40 anos de carreira Reprodução/Instagram

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    O Banco Itaú confirmou nesta quinta-feira (21) que trará a cantora Madonna ao Brasil. No entanto, ainda não foram divulgadas mais informações sobre data, local ou até se será efetivamente um show da “The Celebration Tour”.

    O anúncio feito após boatos e expectativa dos fãs da cantora. A apresentação poderá fazer parte da turnê que comemora os 40 anos de carreira da cantora norte-americana.

    Essa será a quarta passagem da rainha do pop no Brasil e a expectativa é de que os fãs da norte-americana repitam o nível de comoção visto nas três outras vezes em que Madonna cantou por aqui.

    Quer saber como foram os shows da Madonna no Brasil? A CNN te explica abaixo:

    “The Girlie Show” — 1993

    Madonna demorou quatro turnês para vir cantar no Brasil. Sua estreia por aqui foi com a “The Girlie Show”, que promovia o álbum “Erotica”. Foi a primeira vez que a cantora se apresentou na América Latina e na Oceania, com shows no México, Argentina, Porto Rico e Austrália.

    No Brasil, ela fez um show no Maracanã e outro no Morumbi, em novembro de 1993. Segundo a Folha, o primeiro recebeu 88.000 pessoas e o segundo teve público de 120.000.

    Na época, o jornal descreveu a apresentação como “uma gostosa pornografia para toda a família”. A era “Erotica” marca uma passagem em que Madonna explora e defende a liberdade sexual, com hits como “Erotica”, “Fever” e “Deeper and Deeper” e looks da grife Dolce & Gabbana.

    “Sticky & Sweet Tour” — 2008

    Madonna encerrou a primeira parte da “Sticky & Sweet Tour” no Brasil, com dois shows no Morumbi e três no Maracanã. As apresentações, que aconteceram em dezembro de 2008, faziam parte da promoção do álbum “Hard Candy”, o décimo primeiro da cantora.

    A turnê se tornou, na época, a mais lucrativa da história feita por um artista solo, batendo um recorde que havia sido estabelecido pela própria Madonna com a “Confessions Tour”. Com composições de Pharrell Williams e produção de Timbaland e Justin Timberlake, a era “Hard Candy” foi marcada por sucessos como “Give It To Me”, “4 Minutes” e “Miles Away”.

    Conforme noticiou o UOL na época, a passagem de Madonna mobilizou mais de 800 policiais civis e militares só em São Paulo e demandou severas alterações no tráfego da cidade, tamanha a comoção dos fãs.

    Durante seu primeiro show no Rio, segundo aponta uma reportagem do G1, ela enfrentou forte chuva e até tomou um tombo, mas não se deixou abalar.

    “Eu só gostaria de dizer que estou muito feliz em estar de volta depois de 15 anos. Obrigado. Eu amo o Rio”, disse Madonna. “Dane-se a chuva”, afirmou antes de começar a cantar “Ray of Light”.

    “The MDNA Tour” — 2012

    A volta ao Brasil após a “Sticky & Sweet Tour” não demorou. Madonna trouxe sua própria turnê, a “The MDNA Tour”, em dezembro de 2012, para o país e fez quatro apresentações: duas no Morumbi, uma na Parque Olímpico do Rio e outra no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

    A turnê fazia parte da promoção do álbum homônimo, cuja era foi marcada por ritmos como EDM e dance-pop em canções com um perfil muito mais eletrônico. “Give All Your Lovin” e “Girl Gone Wild” são os principais hits do disco.

    Segundo Madonna, a turnê, que tinha muitas referências à Igreja Católica, marcava a jornada de alguém que ia das trevas para a luz. Ela também reforçou a rivalidade com Lady Gaga ao apresentar “Express Yourself” com interpolações de “Born This Way”, de Gaga, e “She’s Not Me”. Na época, Gaga era acusada por fãs de Madonna de plagiar a rainha do pop na canção que dava nome ao seu álbum.

    Os shows no Brasil, segundo o Billboard Boxscore, reuniram mais de 215.000 e arrecadaram cerca de US$ 26 milhões.