Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Luiz Gonzaga é recriado por inteligência artificial e canta com João Gomes em festival

    Artista cantou sua canção "Eu Tenho a Senha" em um dueto com Gonzagão; veja o momento

    IA junta João Gomes e Luiz Gonzaga
    IA junta João Gomes e Luiz Gonzaga Reprodução/Instagram

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN

    São Paulo

    Em show realizado no último domingo (9) no festival “Arraial Estrelado”, em São Paulo, o cantor João Gomes surpreendeu o público ao usar a Inteligência Artificial (IA) para recriar a voz de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. O resultado, claro, viralizou.

    No dueto, ambos cantaram “Eu tenho a senha”, um dos principais sucessos de Gomes, que declarou, em um post no Instagram, que realizou um sonho ao cantar “junto” de seu maior ídolo na música e também, em sua opinião, na melhor época do ano, a de São João.

    O espetáculo não se limitou à recriação da voz de Gonzagão, cujo fenômeno tem sido visto ultimamente em diversas homenagens póstumas, mas também foi capaz de refazer a face do conterrâneo de João Gomes, se utilizando de mais de 60 imagens do cantor, que morreu há mais de 30 anos.

    O resultado, além de chocar positivamente os fãs, também foi um grande marco na carreira do cantor que é considerado um dos maiores nomes do piseiro no país. “Poder cantar com meu maior ídolo na minha época favorita do ano, foi de longe uma das maiores realizações da minha vida”, declarou nas redes sociais.

    Os fãs do cantor não só aprovaram a homenagem como fizeram comentários empolgados sobre a novidade. “Absolutamente TUDO esse encontro”, “Realeza em dose dupla, o Rei do Baião e o Rei da Vaquejada. Sucesso João” e “Brasil ama João” são alguns comentários encontrados no perfil do Instagram do artista.

    Deepfake x IA

    Recentemente, uma discussão foi levantada na web e dividiu opiniões. O novo comercial da Volkswagen, que usou inteligência artificial para unir Elis Regina e Maria Rita ao som de “Como Nossos Pais’”, apontou, aos internautas, possível perigo do uso da inteligência artificial e da deepfake em um futuro próximo, além do fato de recriarem pessoas que já morreram por meio desses sistemas.