Lolla 2023 tem ações de sustentabilidade com foco no descarte de plástico
Para incentivar o descarte correto, público acumula pontos por cada item de plástico descartado e pode trocá-los por brindes
Nesta edição do Lollapalooza, que começou na sexta-feira (24), diversas ações de sustentabilidade foram preparadas para conscientização do público sobre a importância do descarte correto de resíduos e de promover a reciclagem.
Pelo segundo ano consecutivo, o festival conta com uma parceria com a Braskem, que instalou um estande para a coleta de resíduos plásticos que, depois, serão reciclados.
Para incentivar o descarte correto, o público acumula pontos por cada item de plástico descartado e pode trocá-los por brindes. Na edição de 2022, foram 130 mil objetos de plástico coletados. A expectativa para este ano é aumentar o volume.
“As pessoas estão com muita vontade de se conectar, encontrar, curtir. Elas vêm para o festival já com outro olhar em relação a sustentabilidade. Isso vem crescendo. A expectativa é de que neste ano a gente consiga muito mais do que ano passado”, diz Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing da Braskem.
Na tarde desta sexta-feira (24), o estande da marca mostrava que 50 mil resíduos plásticos já tinham sido coletados em poucas horas de festival.
O número contou com a colaboração do técnico em mecânica Gustavo Henrique. Ele relatou à CNN que conseguiu um copo e um porta-cartões de brindes depois de coletar copos que encontrou pelo festival.
“Juntei 115 copos. Fomos pegando o que encontrava no chão, pedindo para a galera”, disse.
“A ideia é conscientizar que, uma vez que você descarta o plástico corretamente, ele volta para você como benefício. É a ideia que queremos que as pessoas levem para a vida delas”, complementou Ana Laura.
Ao longo de todo o gramado do autódromo, o público também contou com diversas lixeiras específicas para o descarte de material reciclável. No primeiro dia de evento, a equipe da CNN viu poucas embalagens e descartáveis no chão.
Outra marca que está focada na sustentabilidade dentro do evento é a Coca-Cola, que, ao mesmo tempo em que distribui garrafas pet de bebida em seu estande, orienta o descarte nos pontos de coleta da Braskem.
No festival inteiro, a ação deve distribuir –e espera recuperar pela coleta e separação– 12 mil mini pets, 532 mil copos de água e 100 mil copos plásticos.
As pets eram distribuídas enquanto as pessoas dançavam na pista de dança interna do estande.
“Faz partes das iniciativas que a gente tem em nosso compromisso de zerar o impacto das embalagens até 2030. A gente acredita que esses grandes festivais são uma oportunidade de nos conectarmos com o público, gerando educação sobre a economia circular”, afirmou a head de ESG da Coca-Cola Brasil, Katielle Haffner, em entrevista à CNN.