Lily Gladstone sobre indicação ao Oscar: “Sei que não vou ser a última”
Gladstone é a primeira atriz indígena nativo-americana dos EUA a disputar a categoria de Melhor Atriz da premiação
Lily Gladstone, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel como Mollie Burkhart no filme “Assassinos da Lua das Flores“, falou sobre ser a primeira atriz indígena nativo-americana dos EUA a disputar a premiação.
“É circunstancial que eu seja a primeira, e estou muito grata. Só sei que não serei a última, nem de longe”, disse ela em entrevista à Entertainment Weekly.
“É incrível, e uma grande parte de mim só quer dizer que não deveria ser eu. Isso deveria ter acontecido há muito mais tempo”, falou Gladstone.
“Dividi a tela deste filme [“Assassinos da Lua das Flores“, de Martin Scorsese] com Tantoo Cardinal, que é do Canadá, mas essa é uma fronteira que passou por muitos de nós. Cresci assistindo apresentações de Sheila Tousey, com quem tive a sorte de dividir o palco em determinado momento da minha carreira. Seu trabalho em “Thunderheart”, eu sinto que depois disso ela deveria ter aparecido em todos os filmes e sido indicada para tudo. Não há atriz viva que supere o talento de Sheila. Ela é uma das verdadeiras grandes”, acrescentou.
Neste ano, Gladstone já fez história ao se tornar a primeira mulher indígena a ganhar um Globo de Ouro. Ela recebeu a estatueta por Melhor Atriz em Drama, desbancando nomes como Annette Bening (por “Nyad”), Sandra Hüller (“Anatomia de uma Queda”), Greta Lee (“Vidas Passadas”), Carey Mulligan (“Maestro”) e Cailee Spaeny (“Priscilla”).
No Oscar, ela concorre contra Annette Bening (por “Nyad”), Sandra Hüller (“Anatomia de uma Queda”), Carey Mulligan (“Maestro”) e Emma Stone (“Pobres Criaturas”).
Apesar de ser a primeira atriz nativo-americana dos EUA a concorrer na categoria de Melhor Atriz, outras atrizes indígenas já conquistaram o reconhecimento da Academia de Cinema ao serem indicadas na mesma categoria.
Keisha Castle-Hughes, natural da Austrália, foi indicada por “Whale Rider”, de 2002. Já Yalitza Aparicio, atriz indígena mexicana, recebeu a indicação de Melhor Atriz por “Roma”, em 2019. A primeira atriz indígena a receber indicação foi Merle Oberon, anglo-indiana, por sua atuação em “Dark Angel”, de 1935.
Na entrevista à Entertainment Weekly, Gladstone também citou Keisha Castle-Hughes e sua indicação: “Lembro-me de quando Keisha Castle-Hughes foi indicada por “Whale Rider” e lembro de como me senti ao ver essa atriz incrível, a mais jovem e primeira indígena indicada na categoria, contar essa história. Parecia tão universal e tão próximo da minha educação, da minha relação com a minha terra, com a minha família, com o meu pai, com a minha língua, tudo isso.”
A premiação do Oscar 2024 está marcada para acontecer em 10 de março, às 20h, no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos.