“Levamos tudo pra dentro da arena”, diz amo do Boi Caprichoso à CNN
Com diferença de um décimo, Boi Caprichoso consagrou-se tricampeão do Festival de Parintins


“Sou o amo do boi, estou aqui e cheguei pra versar!”. Para Amazonenses, a frase é inconfundível. Trata-se de um verso da figura do “amo”, presente nas apresentações do Festival Folclórico de Parintins. O evento, considerado como a maior manifestação folclórica do país, mostra o embate entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido durante três noites.
A edição de 2024 aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho, no Bumbódromo na ilha de Parintins, que fica a 369 km de Manaus. O campeão deste ano foi o boi-bumbá Caprichoso, após apuração dos votos que foi feita na última segunda-feira (1º).
Nas seis apresentações de cada boi, ao todo são 21 categorias avaliadas pelos jurados, que contemplam as alegorias, os personagens, o enredo e a torcida. Entre eles, está o amo, que ocupa a opção 6. O amo é o dono da fazenda, que entoa versos e anima a torcida. Faz parte da atmosfera da rivalidade, os amos dos bois Caprichoso e Garantido trocarem farpas durante suas apresentações.
Com Herland Pena, o Prince do Caprichoso, e João Paulo Faria, o JP do Garantido, não foi diferente. Meses antes das apresentações do último final de semana, eles já trocavam alfinetadas públicas no Bumbódromo do Festival de Parintins.
“Na época do festival tem treta, sim, aqui é guerra, não tem conversa”, comenta Prince em entrevista à CNN. Durante os ensaios ele chamou JP de “farsante”, “prepotente” e “arrogante”. O amo do Garantido revidou acusando o boi contrário de ser “elitizado” e “mimado”.
Na avaliação do item 6, JP levou a melhor e bateu Prince. Mas a premiação mesmo ficou com o Caprichoso, que ganhou por apenas um décimo de diferença: 1259,3 contra 1259,2.
- 1 de 16
Caprichoso é o vencedor do Festival de Parintins 2024, se consagrando como tricampeão e conquistando seu 26º título na história do festival • Alex Pazuello/Secom
- 2 de 16
Marcela Marialva, porta-estandarte do Caprichoso, na primeira noite do Festival de Parintins • Arthur Castro/Governo do Amazonas
- 3 de 16
Alegoria do Caprichoso na primeira noite do Festival de Parintins • Arthur Castro/Governo do Amazonas
-
- 4 de 16
Erick Beltrão, pajé do Caprichoso, na primeira noite do Festival de Parintins • Arthur Castro/Governo do Amazonas
- 5 de 16
Transformação de Marciele Albuquerque, cunhã-poranga do Caprichoso, na primeira noite do Festival de Parintins • Arthur Castro/Governo do Amazonas
- 6 de 16
Alegoria do Caprichoso na primeira noite do Festival de Parintins • Arthur Castro/Governo do Amazonas
-
- 7 de 16
Boi Caprichoso abriu a primeira noite do Festival de Parintins • Arthur Castro/Governo do Amazonas
- 8 de 16
Alegoria do Caprichoso na terceira noite do Festival de Parintins • Alex Pazuello/Secom
- 9 de 16
Cleise Simas, Rainha do Folclore do Caprichoso, na terceira noite do Festival de Parintins • Alex Pazuello/Secom
-
- 10 de 16
Prince do Boi, Amo do Boi do Caprichoso, na terceira noite do Festival de Parintins • Alex Pazuello/Secom
- 11 de 16
Marciele Albuquerque, Cunhã-Poranga do Caprichoso, na terceira noite do Festival de Parintins • Alex Pazuello/Secom
- 12 de 16
Alegoria do Caprichoso na terceira noite do Festival de Parintins • Alex Pazuello/Secom
-
- 13 de 16
Caprichoso durante apresentação no Festival de Parintins • Alex Pazuello/Secom
- 14 de 16
Boi-Bumbá Caprichoso na terceira noite do Festival de Parintins • Alex Pazuello/Secom
- 15 de 16
Caprichoso durante apresentação no Festival de Parintins • Alex Pazuello/Secom
-
- 16 de 16
Marciele Albuquerque, cunhã-poranga do Caprichoso • Arthur Castro/Secom
“Nós estamos muito felizes com esse grande resultado. O que nos levou a mais um título é o Caprichoso deixar tudo dentro da arena. A gente sempre vai pra inovar, pra mostrar um grande espetáculo e a grandeza do Boi Bumbá Caprichoso”, disse Prince à CNN.
“A rivalidade é muito grande, são grandes artistas, tanto de um lado quanto de outro, e a gente fica muito feliz e sabe que o festival sempre é parelho e decidido nos mínimos detalhes. E dessa vez, mais uma vez, o Caprichoso tricampeão porque fez por onde, levou tudo pra dentro da arena”, completou ele.
Festival de Parintins: como título é dado a Caprichoso ou Garantido