Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Lasse Wellander, guitarrista de longa data do ABBA, morre aos 70 anos por câncer

    Sueco se tornou o guitarrista principal do grupo nas gravações de álbuns e turnês, e participou da criação das trilhas sonoras dos filmes “Mamma Mia” e “ Mamma Mia! Here We Go Again”

    Lasse Wellander, guitarrista de longa data do ABBA, morre aos 70 anos
    Lasse Wellander, guitarrista de longa data do ABBA, morre aos 70 anos Reprodução

    Amy Woodyattda CNN

    O guitarrista de longa data do ABBA, Lasse Wellander, morreu aos 70 anos após uma curta batalha contra o câncer, anunciou sua família.

    O grupo pop sueco descreveu o talento de Wellander como “imenso” e prestou homenagem a um “querido amigo, um cara divertido e um excelente guitarrista”.

    “É com uma tristeza indescritível que anunciamos que nosso amado Lasse adormeceu. Lasse recentemente adoeceu com o que se revelou ser um câncer espalhado e no início da Sexta-Feira Santa ele faleceu, cercado por seus entes queridos”, disse um comunicado publicado nas redes sociais.

    “Você foi um músico incrível e humilde como poucos, mas acima de tudo você foi um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhoso”, acrescentou o comunicado.

    “Gentil, seguro, atencioso e amoroso… e muito mais que não pode ser descrito em palavras. Um centro em nossas vidas, e é inacreditável que agora tenhamos que viver sem você”, concluiu.

    “Lasse era um amigo querido, um cara divertido e um excelente guitarrista”, disseram os quatro membros originais do ABBA em comunicado à CNN, nesta segunda-feira (10).

    “A importância de sua contribuição criativa no estúdio de gravação, bem como seu sólido trabalho de guitarra no palco, foi imensa”, completou.

    “Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembramos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente, o brilho musical do homem que desempenhou um papel tão importante na história do ABBA. Ele fará muita falta e nunca será esquecido”, concluiu a nota.

    Nascido em 1952, Wellander fez sua primeira sessão com as lendas pop suecas do ABBA em outubro de 1974, quando as canções “Intermezzo No.1” e “Crazy World” foram gravadas.

    Logo depois, ele se tornou o guitarrista principal nas gravações dos álbuns do grupo, e excursionou com eles em 1975, 1977, 1979 e 1980, segundo o site da banda.

    Lasse Wellander, guitarrista do ABBA em turnês, se apresenta no palco da Wembley Arena, em Londres, Inglaterra, em 5 de novembro de 1979.
    Lasse Wellander, guitarrista do ABBA em turnês, se apresenta no palco da Wembley Arena, em Londres, Inglaterra, em 5 de novembro de 1979. / Gus Stewart/Redferns

    Mesmo depois que Anni-Frid “Frida” Lyngstad, Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog seguiram caminhos solos em 1982, Wellander seguiu trabalhando com Benny e Björn.

    Ele apareceu em vários álbuns, incluindo o álbum conceitual “Chess”, dois álbuns “Gemini” e participou da criação das trilhas sonoras dos filmes “Mamma Mia” e “ Mamma Mia! Here We Go Again”, bem como o álbum do ABBA “Voyage”, lançado em novembro de 2021.

    Wellander tocou com vários grupos durante os anos 80, incluindo Low Budget Blues Band, Zkiffz, Little Mike and the Sweet Soul Music Band e Stockholm All Stars, de acordo com a biografia em seu site oficial.

    Um músico célebre por mérito próprio, Wellander lançou sete álbuns de estúdio, dois dos quais chegaram ao Top 40 das paradas de álbuns, de acordo com sua biografia no site do ABBA.

    Ele recebeu o prêmio Albin Hagström Memorial da Real Academia Sueca de Música em 2005 e 13 anos depois recebeu o prestigioso prêmio especial da União dos Músicos Suecos Studioräven por seu trabalho como músico em estúdio.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original