Kanye West usa sample de funk brasileiro em música do álbum novo
Álbum "Vultures", de Kanye West e Ty Dolla Sign, ainda não foi lançado oficialmente, mas a listening party da obra ocorreu na noite de quinta-feira (8)
Durante a listening party de “Vultures” — álbum de Kanye West e Ty Dolla Sign que tem tido o lançamento adiado desde o fim do ano passado –, que foi transmitida ao vivo na noite de quinta-feira (8), fãs brasileiros apontaram que os rappers usaram um sample do funk “FAZ O MACETE 3.0”, dos brasileiros DJ Roca e DJ Vitinho Beat.
Brasileiros republicaram os vídeos da listening party animados com a valorização do funk no X, antigo Twitter.
https://twitter.com/jpeg_acabral/status/1755932926582141218?s=20
https://twitter.com/artumaiaa/status/1755963721912865220
O sample do funk brasileiro estaria na música “Paper Work”, no entanto, como o álbum ainda não foi lançado oficialmente, não é possível afirmar com certeza.
O DJ Roca, um dos responsáveis pelo funk, apareceu emocionado em seus stories no Instagram.
“Não tenho palavras. Eu pedi muito pra Deus pra que as coisas acontecessem. E acordar com isso daí é fora do normal. Nunca parecia que ia ser assim. Só agradecer, não tenho nada pra reclamar”, disse. “Vocês não medem a importância que isso tem na nossa vida. A gente já passou por poucas e boas, isso aí é surreal.”
No X, ele também disse que não pretende pedir o custo por direitos autorais da música: “Rapaziada, vocês tem que entender que dinheiro nenhum no mundo paga um sonho realizado, sei que é um direito nosso, mas por tudo que passei pra estar aqui, dinheiro nenhum no mundo paga isso…”
Funk brasileiro pelo mundo
Nos stories do Instagram, o funkeiro MC Lan postou uma foto junto com Ty Dolla Sign e disse ter sido o responsável por mostrar o funk ao rapper.
“A galera tá surpresa vendo Kanye, 21 Savage, Travis e The Weeknd fazendo funk… Faz o seguinte, pergunta pra eles se me conhecem e de onde eles tiraram a ideia de fazer funk, e quem influenciou cada um deles a usar os funks mandela do Brasil”, escreveu nos stories. “Nós viemos para revolucionar em silêncio.”
Em outro post, ele ainda acrescentou: “Agora espero que os brasileiros valorizem o funk e entendam onde o noso movimento está chegando! Querendo ou não, nós somos periferia e somos mundo.”
Durante seu show no intervalo do Super Bowl no ano passado, Rihanna também apresentou um remix do single “Rude Boy” com batidas de funk, feito por um brasileiro de apenas 20 anos — Ewerthon Carvalho, conhecido como DJ Klean.