Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Juliette é acusada de plágio nas redes após anunciar capa de nova música

    Cantora está sendo acusada de copiar a performance "Rest Energy" da artista iugoslava Marina Abramovic

    Fernanda Pinottida CNN , em São Paulo

    A cantora e ex-BBB Juliette está sendo acusada de plágio nas redes sociais após divulgar a capa de sua nova música “Falta de Atenção”, com o cantor Nattan.

    Nas redes sociais, internautas começaram a apontar que a foto, na qual Juliette aparece segurando uma flecha que aponta para Nattan enquanto ele segura o arco, é uma reprodução da performance “Rest Energy” da artista iugoslava Marina Abramovic.

    Veja as duas fotos:

    Na performance, de 1980, Abramovic e seu marido, Ulay, ficaram durante quatro minutos segurando uma flecha, que aponta para o coração da artista.

    Na capa de Juliette, é ela quem segura a flecha que aponta para Nattan.

    Esta performance de Abramovic é uma das mais conhecidas da artista, já tendo sido referenciada por diversos artistas no mundo todo. Inclusive pelas brasileiras Anavitória, no clipe de “Ainda é tempo”.

    Anavitória no clipe de “Ainda é tempo”. / Reprodução

    Nas redes sociais, há quem acuse Juliette de plagiar Marina Abramovic, há quem acuse de plagiar Anavitória e também há quem defende que inspiração não é plágio.

    Em seu Instagram, pouco depois da divulgação da capa da nova música, a própria Juliette publicou uma série de stories sobre a arte de Abramovic, recomendando aos seguidores conhecer mais sobre a artista, com a legenda “arte, performance, inspiração”.

    A assessoria de imprensa da cantora divulgou uma nota afirmando que: “as acusações de plágio são infundadas e estão sendo analisadas uma a uma pelo jurídico”.

    Eles confirmam que a cantora se inspirou na obra de Marina Abramovic e Ulay, por quem Juliette “tem profunda admiração” e que “seu processo criativo buscou referenciar e homenagear a obra original sem reproduzi-la”.

    Na nota, a assessoria ressalta que a imagem se tornou referência na cultura pop e já influenciou diversos outros artistas ao redor do mundo e que “lamenta profundamente o ódio que se instaura nas redes sociais e o alastramento de informações que retroalimentam esse comportamento”.

    Acusação anterior

    Esta não é a primeira vez que a cantora paraibana está envolvida em acusações de copiar o trabalho dos outros.

    Em outubro, o compositor e CEO do Laboratório Fantasma, Evandro Fióti, que é irmão do rapper Emicida, acusou a música “Magia Amarela”, interpretada pelas cantoras Juliette e Duda Beat para uma campanha publicitária da Bauducco, de plagiar o álbum “AmarElo”, do Emicida.

    A empresa decidiu cancelar a campanha após as acusações, e a equipe de assessoria de Juliette disse que a cantora foi contratada apenas como intérprete, sem ter colaborado com a criação e idealização da música.

    Tópicos