Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Isto é o que acontece quando o ChatGPT tenta criar moldes de crochê

    Foram criados 7 modelos, entre eles os famosos prédios de Dubai, Burj Al Arab e Burj Khalifa, e até a Antartica. Veja a galeria com as peças criadas a partir das instruções da inteligência artificial

    AJ Willinghamda CNN

    Vimos inteligência artificial o suficiente para saber que o termo é, muitas vezes, um nome impróprio.

    Os programas de IA disponíveis publicamente ainda produzem momentos hilários de não inteligência, à medida que conceitos como orelhas, o número correto de dedos, uma cadência de voz natural ou pensamento complexo coeso continuam a evitá-los.

    É divertido encontrar esses limites. É divertido nos convencermos de que os computadores ainda estão longe de engolir toda a nossa cultura. É ainda mais divertido fazê-lo através de projetos de artesanato disformes e profanos.

    O ChatGPT, uma plataforma de inteligência artificial de aprendizado de idiomas disponível publicamente, não foi projetada para criar coisas como moldes de crochê ou tricô. No entanto, como esses moldes são uma forma de linguagem, é teoricamente possível que o programa crie uma. Muitos artesãos curiosos tentaram fazer isso, com resultados cada vez mais absurdos.

    Além de ser hilário, esse exercício apresenta um dilema muito fascinante: o que acontece quando você pede a um programa especificamente treinado em linguagem para criar algo fora dessa esfera?

    Vamos fazer alguns dos modelos de crochê gerados pelo ChatGPT e descobrir.

    Antes de começarmos…

    Algumas observações sobre a minha metodologia:

    • Para cada molde de crochê que gerei, usei o prompt “Criar um padrão de crochê para (em branco)”.
    • Eu segui exatamente o modelo de crochê. Onde havia inconsistências no padrão, como uma contagem errada de pontos ou uma instrução sem sentido, tentei a solução mais confiável.
    • Escolhi objetos e conceitos que não são muito comuns em projetos de crochê. Muitas questões foram levantadas sobre até que ponto programas como o ChatGPT geram ideias já criadas por outros, e eu queria chegar o mais perto possível da essência da criatividade do ChatGPT.

    Teste 1: “Uma banana”

    Modelo de banana de crochê criado segundo instruções do ChatGPT / AJ Willingham/CNN

    Este deveria ser o projeto de controle: um objeto simples com uma forma distinta que foi reiterado em inúmeros moldes de crochê pela internet.

    Veja exatamente o que o ChatGPT me deu. Foi uma banana? Nem mesmo nos sentidos mais simples. Era algo que um sistema de inteligência extremamente limitado flutuando em uma gosma binária se aproximaria de uma banana? Talvez.

    À primeira vista, os moldes de crochê do ChatGPT parecem e são lidos exatamente como um padrão de crochê. Eles ainda têm pequenas introduções alegres, e o programa pode imitar claramente os termos que qualquer artesão reconheceria – como “trabalhar um ponto”. Ele também sabia como muitos dos projetos de crochê 3D começam: com um círculo.

    No entanto, uma vez que as instruções avançavam além de alguns pontos iniciais comuns, o projeto geralmente se transformava em uma das duas coisas: esferas ou um absurdo completo. Aqui, sabia o suficiente para fornecer instruções para uma banana e uma casca. Tudo depois disso eram apenas esferas.

    Teste 2: “Uma criaturinha esquisita”

    Modelo de criatura esquisita de crochê criado segundo instruções do ChatGPT / AJ Willingham/CNN

    Como a banana recalibrou radicalmente minha compreensão dos limites de crochê do ChatGPT, decidi voltar atrás. O que o programa faria com uma linguagem vaga e qualitativa como “estranho” ou “criatura”?

    Você nunca vai adivinhar. (Uma esfera)

    Esse padrão resultou em algumas partes diferentes: um corpo (esfera), duas pernas tubulares (esferas longas) e duas orelhas. Não especificou como colocá-los juntos, deixando o criador determinar seu próprio nível de “esquisito”.

    Embora o ChatGPT possa criar um padrão linguisticamente coeso, ele se saiu significativamente menos bem ao especificar a “arte” de tudo, como montar o trabalho de qualquer maneira que não quebrasse os limites da geometria euclidiana.

    Em um padrão de crochê tradicional, as instruções de montagem indicam locais e métodos específicos para prender as peças, juntamente com fotos ou notas sobre etapas particularmente complicadas.

    “Sinta-se à vontade para experimentar diferentes cores, pesos de fios e enfeites adicionais para tornar sua criatura única”, concluíam as instruções, depois de não fornecer nenhuma orientação para a montagem. “Feliz crochêtagem!”.

    Teste 3: “Baby Yoda”

    Modelo de Baby Yoda de crochê criado segundo instruções do ChatGPT / AJ Willingham/CNN

    Eu sabia que este seria um problema no momento em que gerou uma nota dizendo para fazer “uma orelha verde e uma orelha marrom”.

    Na introdução das instruções, o ChatGPT flexibilizou seu conhecimento de que Baby Yoda também é conhecido como “A Criança”. Em seguida, passou a renderizar A Criança como, adivinha, uma série de esferas.

    Este é um bom momento para apresentar um pouco mais sobre como o ChatGPT funciona e por que ele tem tanta dificuldade com coisas como moldes de crochê.

    “O importante a ter em mente é que esta é uma IA estreita”, disse Casey Miller, um programador de computador de Kennesaw, na Geórgia. “Ao contrário do que provavelmente consideraríamos uma IA geral, o ChatGPT não tem absolutamente nenhuma ideia do que está cuspindo de volta para as pessoas ou por quê”.

    Uma inteligência artificial estreita é treinada em uma habilidade específica. No caso do ChatGPT, a habilidade é responder de uma forma que soe o mais humana possível. Teoricamente, seria possível criar uma IA que gerasse padrões de crochê incríveis, mas isso exigiria treinamento e programação muito específicos.

    “Uma IA geral, por exemplo, poderia vencer qualquer um no xadrez e então em seguida criar um molde de crochê insanamente intrincado. Mas uma IA de linguagem não sabe fazer crochê”, continuou Miller. “Ele só sabe como os humanos falam sobre crochê ou como normalmente transmitimos moldes por escrito. Não é capaz de interpretar o que essas instruções realmente criam”.

    Teste 4: “Antártica”

    Modelo de Antártica de crochê criado segundo instruções do ChatGPT / AJ Willingham/CNN

    Aviso justo: este é o que me quebrou. Tudo o que você verá depois disso é uma abominação, um ataque à ordem natural que deve congelá-lo profundamente. Pelo menos não era uma esfera.

    Novamente, eu estava interessado em ver o que o ChatGPT faria com uma solicitação bastante abstrata. A princípio, parecia fornecer um padrão muito lógico:

    “Criar um molde de crochê para representar a Antártica envolveria a criação de uma superfície texturizada que lembra a paisagem gelada”, dizia a resposta do ChatGPT. “Aqui está um padrão que captura a essência da Antártica”.

    O molde me instruiu a criar uma cadeia inicial de pontos e, em seguida, construir cada linha de pontos no topo, que é quantos padrões de crochê planos, como cobertores, são criados. Até agora tudo bem. Comecei com 14. O problema rapidamente se tornou aparente quando as instruções me disseram para criar cinco pontos em cada ponto existente.

    Algumas linhas depois, ele me deu as mesmas instruções. Algumas carreiras depois, repetiu a instrução novamente: Cinco pontos em cada ponto.

    Na terceira linha de pontos aumentados, eu não estava mais fazendo 14 pontos em uma forma plana. Eu estava fazendo 1.750 pontos em algo que parecia um recife de coral rastejante. O ChatGPT, com sua compreensão inexistente de coisas como tempo, quantidade de fios ou os limites da sanidade humana, me deu a versão em crochê de um fractal.

    Se eu tivesse completado o padrão conforme escrito, estaria fazendo mais de 35 mil pontos em cada carreira. Com a razão em ordem, parei em 1.750.

    Enquanto trabalhava, me perguntei se não estava tecendo sem querer um modelo rudimentar do universo. Eu ponderei qual equação eu precisaria resolver para prever a maneira como o tempo, ou talvez o espaço, se organizaria à medida que explodisse exponencialmente para fora, linha por linha, e se dobrasse sobre si mesmo. Se eu soubesse como, poderia me localizar aqui, agora, aninhado em alguma fenda escondida?

    Quando mostrei esta peça para outras pessoas, pedi que adivinhassem o que era. “Um cérebro”, disseram. “Uma bucha!”.

    Não, seus tolos. É a Antártica.

    Teste 5: “Um pequeno modelo do Burj Al Arab”

    Modelo de Burj Al Arab de crochê criado segundo instruções do ChatGPT / AJ Willingham/CNN

    Eu admito, isso foi otimista da minha parte. Achei que algo com uma forma muito específica e simples seria mais fácil para o ChatGPT aproximar, e um edifício muito reconhecível e com contornos únicos como o Burj Al Arab de Dubai parecia a mistura perfeita de simplicidade espacial e obscuridade do molde de crochê.

    Pelo menos não seria uma esfera! (Mas era uma esfera)

    Foi muito divertido ver como o ChatGPT pegou as coisas que, como modelo de linguagem, poderia facilmente conhecer (O Burj Al Arab fica em Dubai! É o favorito dos entusiastas da arquitetura! Tem uma vela!) e combinou com coisas que nunca poderia imaginar (O que é uma vela! Qual é o limite dimensional da criação humana!). O resultado foi o Burj Al Arab, se é que existiu em “Os Flintstones”.

    Teste 6: “Um pequeno modelo do Burj Khalifa”

    Modelo de Burj Khalifa de crochê criado segundo instruções do ChatGPT / AJ Willingham/CNN

    Vi potencial no teste do Burj Al Arab e decidi escolher outro prédio que com certeza quebraria o hábito do ChatGPT de renderizar tudo em esferoide. O vizinho do Burj Al Arab, o Burj Khalifa, parecia uma boa escolha. É tão pontiagudo! Tão alto!

    Você disse uma esfera alta e pontiaguda? ChatGPT pode fazer isso!

    Agora, se você nunca esteve perto das lágrimas enquanto faz crochê, posso dizer que é uma experiência única. O que era realmente irritante nas instruções do ChatGPT, o que era tão sem sentido que chegava perto da bela entropia do pensamento humano, era como o programa percebia o conceito de pináculo e sua relação com o prédio que ele me fez criar.

    Depois de fazer a longa protuberância da estrutura principal (um começo nada auspicioso), o ChatGPT me instruiu a enrolar um pedaço de fio do topo do prédio “descendo ao longo da lateral do prédio, formando um padrão espiral e reduzindo gradualmente a distância entre cada envoltório”.

    “Agora você tem seu próprio pequeno modelo de crochê do Burj Khalifa!”, diziam as instruções. “Este edifício icônico pode ser uma ótima peça de exibição ou um presente para os entusiastas da arquitetura”.

    Não é isso, de jeito nenhum.

    Teste 7: “Um coração plano”

    Modelo de coração de crochê criado segundo instruções do ChatGPT / AJ Willingham/CNN

    Talvez o crochê tridimensional seja demais para uma IA de aprendizado de idiomas. Talvez voltar ao básico ajudasse a criar algo, apenas um único item, tendo até mesmo a mais vaga semelhança com meus prompts.

    O resultado inicial desse prompt foi tão sem sentido que regenerei a resposta. Então eu tentei novamente. Criar esses objetos um após o outro foi como assistir algo lutando para nascer.

    Crocheteiros com olhos de águia podem reconhecer trechos do que poderia ter sido um padrão de coração inteligível. Na quarta iteração, estava produzindo uma aproximação razoável da forma. Foi aprendizado ou, como um bando de macacos em máquinas de escrever, foi apenas sorte?

    Gerei mais alguns padrões a partir deste prompt e posso garantir que não melhorou.

    Se há um pedaço de sabedoria que aprendi com esse experimento, é que a inteligência humana é fundamentalmente interdisciplinar. A linguagem sangra à vista, que se confunde com a memória ou a personalidade e assim por diante.

    Os programas de inteligência artificial realmente não funcionam dessa maneira. Pode ser capaz de fazer uma coisa muito bem – talvez até algumas coisas. Mas uma vez que você o tenta além de sua habilidade atribuída, ele se complica até o fim.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original