Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Inteligência artificial te assusta? Veja filmes que vão te fazer se sentir melhor (ou pior)

    Lista tem produções fofas, mas também algumas que chocaram na época em que foram lançadas

    "WALL E", de 2008, da Pixar
    "WALL E", de 2008, da Pixar Pixar

    Lisa Respers Franceda CNN

    Com base em quem você fala, a inteligência artificial (IA) vai salvar o mundo ou destruí-lo. Enquanto Hollywood está no meio de uma greve dos roteiristas, em parte devido à preocupação com a IA, reunimos uma lista de alguns dos filmes que você pode assistir para lembrá-lo do poder (e dos perigos potenciais) da tecnologia.

    Quem não quer assistir compulsivamente como uma forma de se acalmar?

    “WALL-E”

    “WALL E”, de 2008, da Pixar / Pixar

    Vamos começar com um que mexe com o coração. Este filme de 2008 combina ficção científica com animação por computador, além de romance, para contar a história de um robô solitário cujo trabalho é coletar lixo na Terra do século 22, que foi dizimada pela poluição e deserta.

    WALL-E se apaixona por outro robô, o que o leva a todos os tipos de ação, em um filme indicado para toda a família. A produção também é um ótimo lembrete para desviar o olhar das telas com mais frequência.

    “The Mitchells vs. the Machines”

    “The Mitchells vs. the Machines”, de 2021 / Sony/Divulgação

    Falando em diversão para toda a família, este filme de animação de 2021 é sobre uma família disfuncional que tenta salvar o mundo de uma revolução de robôs durante uma viagem. Se isso não soa como uma boa diversão, nada soa.

    “Minority Report”

    Tom Cruise, Neal Mcdonough e Colin Farrell em “Minority Report”, de 2002 / Moviestore/Shutterstock

    Este é definitivamente mais sombrio. O que você ganha quando mistura a atuação de Tom Cruise com a direção de Steven Spielberg e um filme vagamente baseado na escrita do famoso autor Philip K. Dick? O resultado é o blockbuster de ficção científica de 2002, ambientado em um mundo onde a tecnologia pode prever assassinatos antes que eles aconteçam e prender os assassinos antes que o ato seja cometido.

    “The Matrix”

    Carrie-Anne Moss e Keanu Reeves em “The Matrix”, de 1999 / Jasin Boland/Warner Bros/Village/Shutterstock

    Possivelmente o filme mais famoso da trilogia, o original de 1999 deu início a uma franquia estrelada por Keanu Reeves como o cibercriminoso e programador, Neo, vivendo em um mundo dominado por robôs.

    Naturalmente, isso aconteceu depois que os referidos robôs se revoltaram contra os humanos, porque não é com isso que as pessoas estão preocupadas por ser um tema frequente nesses filmes?

    “WarGames”

    Ally Sheedy e Matthew Broderick em “War Games”. de 1983 / Moviestore/Shutterstock

    A tecnologia que nos leva ao precipício da destruição nuclear é outro tema comum em filmes (além de uma preocupação da vida real). Neste thriller de ficção científica de 1983, Matthew Broderick estrela como um hacker que encontra seu caminho em um supercomputador que tenta iniciar a guerra com a União Soviética.

    “M3GAN”

    Amie Donald em “M3GAN”, de 2022 / CNN

    Este definitivamente não aliviará suas preocupações sobre IA. Uma boneca com inteligência artificial se inclina para as emoções muito humanas de ciúme e raiva para lidar com qualquer um que ela acredite estar se interpondo entre ela e seu companheiro humano. A ficção científica assustadora é o dobro do problema, o dobro do prazer, depende do público.

    “O Exterminador do Futuro”

    Arnold Schwarzenegger em “O Exterminador do Futuro”, de 1984 / Moviestore/Shutterstock

    Nenhuma lista de IA que se preze estaria completa sem o avô de todos eles. Arnold Schwarzenegger estrela como um assassino ciborgue que viaja do futuro na tentativa de matar uma mulher que mais tarde dará à luz um filho que crescerá para salvar a humanidade de uma forma hostil de inteligência artificial.

    O filme de 1984 é uma grande parte do espírito da cultura pop da época.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original