Globo de Ouro inaugura retorno de premiações em Hollywood
"Barbie", blockbuster de verão estrelado por Margot Robbie como a boneca icônica, lidera com nove indicações
BEVERLY HILLS, CALIFÓRNIA (Reuters) – Margot Robbie, Oprah Winfrey e Leonardo DiCaprio juntam-se a outras grandes estrelas neste domingo, na premiação do Globo de Ouro, a primeira grande celebração de Hollywood desde que greves gêmeas paralisaram a maior parte do show business no ano passado.
Regada a champanhe, a cerimônia de premiação no tapete vermelho homenageará os melhores do cinema e da televisão selecionados por um novo grupo de 300 jornalistas de entretenimento do mundo todo, parte das reformas realizadas após escândalo de diversidade e ética entre os eleitores.
“Barbie”, blockbuster de verão estrelado por Robbie como a boneca icônica, lidera com nove indicações. O drama histórico “Oppenheimer”, sobre a fabricação da bomba atômica, vem em seguida, com oito acenos.
O Globo de Ouro dá início à temporada anual de premiações de Hollywood, que culmina com o Oscar, em 10 de março, e reunirá as principais estrelas após seis meses de greves de atores e roteiristas em 2023. A cerimônia dará às celebridades a chance de destacar seus filmes e programas de TV após meses em que sua promoção ficou proibida.
“Sou um pouco tendencioso, mas esta é a melhor premiação e vamos nos divertir”, disse o comediante Jo Koy, que apresentará sua primeira grande premiação.
Os indicados pela atuação incluem Robbie e o co-estrela de “Barbie”, Ryan Gosling, além dos astros de “Oppenheimer”, Cillian Murphy e Robert Downey. Jr.
DiCaprio, Lily Gladstone e Robert De Niro, que estrelaram “Assassinos da Lula das Flores”, de Martin Scorsese, também estão no páreo por troféus.
Winfrey está entre os apresentadores da noite. A superestrela pop Taylor Swift também pode se juntar à nata do público como indicada para “Taylor Swift: The Eras Tour”, seu filme-concerto que está concorrendo em uma nova categoria de sucesso cinematográfico e de bilheteria.
No campo televisivo, a expectativa é que “Succession” ganhe elogios por sua última temporada sobre a batalha de alto risco pelo controle de um império de mídia global. A série lidera com nove indicações, seguido pela comédia dramática de restaurante “O Urso”, com cinco.
Há 27 indicados pela primeira vez para o Globo deste ano.
Conhecida como uma celebração alcoólica mais descontraída que o Oscar, o Globo quase foi extinto. Uma reportagem de 2021 do Los Angeles Times revelou lapsos éticos e falta de diversidade entre os cerca de 80 membros da Hollywood Foreign Press Association, grupo que anteriormente votava no Globo. A cerimônia de 2022 foi cancelada enquanto a organização fazia reformas.
(Reportagem de Lisa Richwine)