“Garota do Momento” faz referência à Glória Maria; entenda
Protagonista citou lei usada pela primeira vez no Brasil pela jornalista
A novela das 6 da TV Globo, “Garota do Momento”, fez referência à jornalista Glória Maria (1949-2023) em dois capítulos recentes.
No episódio da última segunda-feira (11), a personagem Beatriz (Duda Santos) afirmou ter sido alvo de racismo e citou a Lei Afonso Arinos, usada pela primeira vez no Brasil pela comunicadora, que morreu no ano passado.
A sequência de cenas que se estendeu ao capítulo de terça-feira (12) movimentou a web, já que a protagonista foi acusada injustamente de furto.
Ao ser incriminada, Beatriz disparou: “Vocês estão duvidando da minha honestidade? Querem revistar a minha bolsa? Eu mesma abro para vocês”.
“Podem fotografar, podem publicar, porque o que aconteceu aqui hoje é mais um exemplo de como nós, negros, somos tratados por essa sociedade preconceituosa. E é vergonha que a justiça não faça valer a Lei Afonso Arinos, porque se fizesse esse homem estaria preso, está na lei. Racista. Eu tenho ódio de gente feito você”, continuou a jovem.
A lei citada foi sancionada em 1951, no governo de Getúlio Vargas (1882-1954), sendo a primeira do código brasileiro a incluir o preconceito de raça e cor da pele como uma contravenção penal.
Glória Maria foi a primeira brasileira a recorrer à Lei Afonso Arinos, nos anos 1970, ao ser advertida por entrar em um hotel devido à sua cor da pele. Em 2019, a jornalista relembrou o episódio em uma publicação nas redes sociais.
“Eu fui a primeira pessoa no Brasil a usar a lei que punia o racismo como contravenção penal. Eu usei quando fui barrada em um hotel e me mandaram entrar pela porta dos fundos e eu chamei a polícia e processei o gerente”, disse.
O racismo deixou de ser uma contravenção penal e passou a ser considerado crime no Brasil no ano de 1989.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, a atriz Duda Santos refletiu sobre a importância da cena, que descreveu como “poderosa e difícil”. Ela também chamou atenção para a recorrência do racismo no Brasil.
“Representar uma personagem negra enfrentando acusações injustas motivadas pelo racismo escancara uma realidade que muitas pessoas enfrentam diariamente”, escreveu.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
“Garota do Momento”: veja o núcleo principal da próxima novela das 6