Gabz, de “Mania de Você”, sobre protagonismo negro na TV: “Direção certa”
À CNN, atriz fala sobre conexões com sua personagem, Viola, no folhetim assinado por João Emanuel Carneiro
Na trama de “Mania de Você”, Gabz, 25, dá vida a Viola, uma jovem apaixonada por gastronomia, que protagoniza um triângulo amoroso com Mavi (Chay Suede) e Rudá (Nicolas Prattes).
Após ser abandonada pela mãe, e adotada por Marcel (Bukassa Babengele), ela se transformou em uma mulher obstinada, característica essa considerada um dos principais pontos de conexão entre atriz e personagem.
“Eu e Viola temos em comum essa força de vontade e determinação. Ela é uma personagem muito focada, que corre atrás do que quer, e eu me identifico muito com isso”, conta com exclusividade à CNN.
Embora não seja a melhor no quesito cozinha, ela revela que também costuma se arriscar nos preparos culinários. “Ainda que nossas realidades sejam bem diferentes, acredito que a gente compartilha esse desejo de transformar o mundo ao nosso redor“, acrescenta.
Muito antes de debutar no horário nobre com o folhetim escrito por João Emanuel Carneiro, Gabz integrou o elenco de novelas como “Ciranda de Pedra” (2008) e “Viver a Vida” (2009), onde, inclusive, interpretou uma das Helenas mirins de Manoel Carlos.
Já na fase adulta, o papel ficou por conta de Taís Araújo, uma de suas inspirações, e a primeira mulher negra a protagonizar uma trama na emissora longe do contexto escravocrata.
“A Taís foi e continua sendo uma referência para mim, e saber que hoje, mesmo que inicialmente, posso ocupar um lugar de inspiração para outras meninas negras é algo que me emociona demais. Recebo esse bastão com muita responsabilidade e com o coração cheio de gratidão. Espero mostrar que elas podem ser o que elas quiserem”, celebra.
Protagonismo negro marca novelas em 2024
O ano de 2024 também marca um momento histórico na TV brasileira. Uma vez que, a partir desta segunda-feira (4), a emissora contará com três mulheres negras em papéis principais em suas novelas, tendo, além de Gabz em “Mania de Você”, Duda Santos (Garota do Momento) e Jéssica Ellen (Volta Por Cima).
Para atriz, o momento merece ser lembrado como um novo passo a caminho da representatividade. “Ver mulheres negras ocupando esses espaços de protagonismo, especialmente em horários de tanto destaque, é um sinal de que a gente e”, comenta.
“É uma conquista que reflete o quanto a representatividade importa e como ela está crescendo. Ainda temos muito a fazer, mas, momentos como esse mostram que a mudança está acontecendo”, acrescenta.
Gabz ainda vibra por viver uma personagem forte e, ao mesmo tempo, complexa. “É uma responsabilidade enorme, mas, ao mesmo tempo, a oportunidade linda de dar vida a muitas histórias que ainda precisam ser contadas”.
“Eu diria para a Viola confiar mais em si e no caminho que ela está trilhando. Às vezes, a gente se perde em tantas dúvidas e medos, mas, no fundo, já sabemos qual é o próximo. Então, eu deixaria um recado para ela: ‘Confia no seu instinto, Viola. Você tem mais força do que imagina”, conclui.
“Mania de Você”: vilão de Chay Suede fará outros personagens sofrerem