Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Fundação Casa Jorge Amado nega que poema de leilão seja do escritor; entenda

    Organização divulgou comunicados dizendo que ficaram surpresos e pediram a suspensão da venda

    Giovana Christda CNN

     

    A Fundação Casa de Jorge Amado divulgou um comunicado em que nega que o poema anunciado em um leilão desta sexta-feira (11) em Montevidéu, no Uruguai seja de autoria de Jorge Amado. O texto em questão seria da obra “ABC de Sebastopol”, supostamente escrita em 1942, durante o exílio que o baiano viveu durante a ditatura do Estado Novo.

    A organização afirma que “nunca conversou com representantes das casas Zorrilla e Hilario, organizadoras do leilão. Não temos conhecimento do poema e não atestamos sua autenticidade e ineditismo“.

    A obra foi anunciada com preços que chegavam a cerca de R$ 10 mil. Junto ao poema, o comprador levaria uma fotografia do escritor com uma dedicatória.

    “A família do escritor Jorge Amado (detentora dos direitos autorais do escritor), através dos seus representantes legais, já entrou em contato com as casas Zorrilla e Hilario solicitando a suspensão do referido leilão agendado para amanhã, dia 11, e reafirmando que o tal poema não teve reconhecimento e autenticidade reconhecida e nem autorização para publicação”, disse a legenda de uma publicação nas redes sociais do centro cultural.

    Confira nota na íntegra

    Nota à imprensa sobre o leilão de um suposto poema inédito “ABC de Sebastopol”, cuja autoria é atribuída a Jorge Amado

    Fomos surpreendidos com uma notícia publicada no portal do jornal O Globo sobre um leilão em Montevidéu, capital do Uruguai, de um possível poema inédito de Jorge Amado intitulado “ABC de Sebastopol”, que teria sido escrito no exílio que o escritor baiano viveu durante a ditatura do Estado Novo naquele país.

    A matéria informa que o leilão está sendo organizado pela casa Zorrilla, da capital uruguaia, em parceria com a Hilario, de Buenos Aires (Argentina). A matéria de O Globo afirma que “a autenticidade e o ineditismo foram confirmados pela Fundação Casa de Jorge Amado”, o que não aconteceu.

    A Fundação Casa de Jorge Amado nunca conversou com representantes das casas Zorrilla e Hilario, organizadoras do leilão. Não temos conhecimento do poema e não atestamos sua autenticidade e ineditismo.

    Jorge Amado é um dos maiores escritores do mundo. O seu acervo e sua produção literária reconhecida pertence à Fundação Casa de Jorge Amado e encontra-se na sede da Instituição, localizada no coração do Pelourinho, em Salvador.

    A família do escritor Jorge Amado (detentora dos direitos autorais do escritor), através dos seus representantes legais, já entrou em contato com as casas Zorrilla e Hilario solicitando a suspensão do referido leilão agendado para amanhã, dia 11, e reafirmando que o tal poema não teve reconhecimento e autenticidade reconhecida e nem autorização para publicação.

    Salvador (BA), 10 de outubro de 2024

    Angela Fraga, Diretora Executiva da Fundação Casa de Jorge Amado

    Veja todos os livros de Nicholas Sparks adaptados para o cinema

    Tópicos