Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filósofa Sueli Carneiro comemora 72 anos com festival de atividades culturais

    Instituição que carrega o nome da ativista e intelectual organiza evento com leituras, debates, lançamentos de livros, shows e homenagens virtuais e presenciais, em São Paulo

    Léo Lopesda CNN , em São Paulo

    A escritora e filósofa Sueli Carneiro comemora, nesta sexta-feira (24), seu aniversário de 72 anos. Pela ocasião da data, a instituição Casa Sueli Carneiro organiza um evento especial com leituras, debates, lançamentos, shows e homenagens, tanto presenciais quanto online.

    A Casa Sueli Carneiro é um “espaço de memória, formação e ativismo negro”, sediado no imóvel onde a intelectual e referência do Movimento Negro brasileiro viveu por 40 anos, em São Paulo.

    Sueli Carneiro é uma das pensadoras mais ativas desde o final dos anos 1970 em prol dos Direitos Humanos, contra o racismo e o sexismo. Ela também é fundadora do Geledés, Instituto da Mulher Negra.

    Por conta do aniversário, o “Festival Casa Sueli Carneiro”, organizado pela entidade, dedicou seu final de semana de programação inteiramente à Sueli.

    “Na ponta da espada da alegria celebramos as 72 idades de Sueli Carneiro neste Festival. Ela mesma uma mulher festeira, festa que evoca as forças das tecnologias ancestrais de produção de infinitos que nos trouxeram até aqui. Festejamos junto com ela que caminha ao nosso lado e se desdobra à nossa frente, um farol na tempestade, e que num dia ainda longínquo, será uma ancestral bem lembrada, como manda a tradição”, disse a escritora Cidinha da Silva, uma das curadoras do evento.

    A filósofa e escritora Sueli Carneiro, uma das principais articuladoras do Movimento Negro no Brasil e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, posa para fotos na capital paulista / MARCOS MENDES/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

    Veja abaixo as atrações deste final de semana. A programação completa pode ser acessada no site da Casa Sueli Carneiro.

    24 de Junho

    Atividades presenciais no Instituto Nzinga, na Rua dos Cariris, 13, em São Paulo.

    • Lançamento do livro “Mulheres que gingam”, de Rosangela Janja Costa Araújo, professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA
    • Roda de capoeira com a Orquestra Nzinga de berimbaus
    • Show de samba do mestre maranhense Tião Carvalho

    Atividades virtuais, das 17h30 às 19h.

    • Mesa “Feminismos Negros e Interdisciplinaridade: Possibilidades Teórico-práticas em Diferentes Áreas”
      Com Gasperim Ramalho de Souza (Doutor em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG), Helisa Vieira Magalhães (Cientista Social pela UFG), Letícia Fernanda Carvalho Silva (Linguista em Inglês/Português pela UFLA), João Vitor Rodrigues de Oliveira Freitas (Graduando de Filosofia na UFLA) e Taynara de Paula Silva (Linguista em Inglês/Português pela UFLA).
      Inscrições através deste site.

    25 de Junho

    Atividades presenciais:

    • 10h: Curso “TERREIROS NÔMADES: Macamba faz Mandinga – Estratégias Coletivas de Encantamentos para uma Educação que se Alimenta de Vida”
      Ministrado pelas atrizes Joice Jane Teixeira e Suellen Ribeiro e pela educadora e produtora musical Elaine Silva
      Na escola Profª Ana Maria Alves Benetti, na Rua Cruz das Almas, 74, em São Paulo
    • 15h: Roda de leitura “Mulheres Negras na Política: encontrando Luiza Bairros”
      Na Livraria Africanidades, na Rua Paulo Ravelli, 153, em São Paulo

    Atividades virtuais:

    • 10h às 12h: Minicurso “Percurso da Educação Antirracista no Brasil”
      Ministrado por Daniela Pinheiro (Doutoranda em Educação) e Paula Anunciação (Mestre em Gestão e Práticas Educacionais). Mediação de Thatyane Vieira (Produtora Cultural)
      Informações no site da Casa Sueli Carneiro.
    • 19h: Lançamento da videoperformance “A cama, o carma e o querer”
      Transmissão pelo Youtube da Capulanas Cia. de Arte Negra

    Tópicos