Festival do Rio 2024 anuncia seleção de filmes da mostra nacional; confira
Evento acontece de 3 a 13 de outubro na capital fluminense
O Festival do Rio anunciou nesta terça-feira (3) a seleção completa de filmes nacionais que farão parte da Première Brasil 2024, mostra dedicada a obras brasileiras.
Entre os destaques estão “Baby“, de Marcelo Caetano, selecionado para a 63ª Semana da Crítica de Cannes, e “Apocalipse nos Trópicos“, o novo documentário de Petra Costa, indicada ao Oscar em 2020 por “Democracia em Vertigem“.
Em sua 26ª edição, o Festival do Rio deste ano será realizado de 3 a 13 de outubro na capital fluminense, em diversos cinemas espalhados pela cidade. O evento é conhecido por exibir em primeira mão no Brasil filmes renomados dos principais festivais internacionais, como Cannes, Veneza e Toronto.
A programação completa do Festival do Rio 2024, incluindo horários e locais de exibição dos filmes, será divulgada posteriormente nas redes sociais e no site oficial do evento.
Confira a seleção de filmes brasileiros do Festival do Rio 2024:
Competição Longas de Ficção
- “Baby”, de Marcelo Caetano;
- “Betânia”, de Marcelo Botta;
- “Enterre seus Mortos”, de Marco Dutra;
- “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal;
- “Lispectorante”, de Renata Pinheiro;
- “Malu”, de Pedro Freire;
- “Manas”, de Marianna Brennand;
- “Os Enforcados”, de Fernando Coimbra;
- “O Silêncio das Ostras”, de Marcos Pimentel;
- “Retrato de um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes;
- “Serra das Almas”, de Lírio Ferreira.
Competição Longas Documentários
- “3 Obás de Xangô”, de Sergio Machado;
- “Alma Negra, do Quilombo ao Baile”, de Flavio Frederico;
- “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa;
- “A queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha;
- “Mambembe’, de Fabio Meira;
- “Quando Vira a Esquina’, de Chris Alcazar (RJ);
- “Salão de Baile”, de Juru e Vitã.
Competição Novos Rumos Longas
- “Ainda Não é Amanhã”, de Milena Times;
- “A procura de Martina”, de Márcia Faria;
- “Avenida Beira-Mar”, de Maju de Paiva e Bernardo Florim;
- “Centro Ilusão”, de Pedro Diógenes;
- “Continente”, de Davi Pretto;
- “Incondicional: O Mito da Maternidade”, de Patrícia Fróes;
- “O Deserto de Akin”, de Bernard Lessa;
- “Paradeiros”, de Rita Piffer.
Hors Concours
- “A Vilã das Nove”, de Teodoro Poppovic;
- “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman;
- “Filhos do Mangue”, de Eliane Caffé;
- “Kopenawa”, de Marco Altberg;
- “Malês”, de Antônio Pitanga;
- “Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius”, de Emílio Domingos;
- “Precisamos Falar”, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz;
- “Virgínia e Adelaide”, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná.
Mostra Retratos
- “Armando Costa: ‘Televisão pra mim não é bico'”, de Victor Vasconcellos;
- “Brizola, Anotações para uma História”, de Silvio Tendler;
- “Carta a Un Viejo Master”, de Paz Encina;
- “Janis, Amores de Carnaval”, de Ana Isabel Cunha;
- “Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade”, de Tarsilla Alves;
- “Noel Rosa, um Espírito Circulante”, de Joana Nin (PR);
- “O Nascimento de H. Teixeira”, de Roberta Canuto.
O Estado das Coisas
- “Alarme Silencioso”, de Ricardo Favilla;
- “Eu Sou Neta dos Antigos’, de Adriana Miranda (RJ);
- “Flavors and Borders”, de Claudia Calabi e Fernando Grostein;
- “Insubmissas’, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo;
- “Pele de Vidro’, de Denise Zmekhol;
- “No Céu da Pátria nesse Instante”, de Sandra Kogut.
Midnight Movies
- “Abraço de Mãe”, de Cristian Ponce;
- “A Herança’, de João Cândido Zacharias.
Premiere Latina
- “Dormir de Olhos Abertos”, de Nele Wohlatz.
Panorama do Cinema Mundial
- “Transamazonia”, de Pia Marais.