Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta; confira as novidades
Transmissão dos filmes será feita pelo Canal Brasil; debates, entrevistas e painéis serão exibidos pelo YouTube, Site e Facebook do evento
O 48º Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira (18). No entanto, a edição terá um formato completamente diferente, devido à pandemia do novo coronavírus. A transmissão dos 51 filmes concorrentes será feita pelo Canal Brasil. Os debates, entrevistas e painéis serão exibidos pelo YouTube, Site e Facebook, assim como as premiações, que acontecem nos últimos dias de evento: 25 e 26 de setembro.
Mesmo à distância, o público também vai poder votar nas obras favoritas – veja a programação. Por meio do aplicativo oficial do evento será feita a escolha do Melhor Filme pelo Júri Popular de Curtas Brasileiros e Longas Brasileiros e Estrangeiros.
Leia também:
Bienal do Livro de São Paulo de 2020 acontecerá de forma virtual
A Cerimônia de entrega dos Kikitos (que é nome do troféu entregue no Festival) vai ocorrer dentro do Palácio dos Festivais, praticamente vazio. Estarão presentes apenas um representante de cada filme. Eles permanecerão nas cadeiras, mas com espaços vazios, distantes uns dos outros.
Ao se adaptar ao momento de pandemia, o evento comemora uma conquista: o único festival ininterrupto na história do Brasil, de acordo com a organização.
A cidade de Gramado está receptiva aos turistas, mas tentando evitar aglomerações. O município foi decorado com a temática do festival: reproduções dos Kikitos foram espalhadas pela cidade e o tradicional tapete vermelho exposto no caminho da Rua Coberta até o Palácio, que também recebeu adereços na fachada.