Festival de Cinema de Cannes: relembre filmes premiados no evento
Aos poucos, uma das mais importantes premiações do cinema mundial vai revelando os favoritos para este ano; aproveite para relembrar os destaques mais recentes


A 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes já está rolando e segue até dia 28 de maio, na Riviera Francesa.
A cada tapete vermelho, o evento recebe estrelas do cinema e das artes e um grande público, o que só confirma a grandiosidade dessa que é uma das maiores premiações da indústria cinematográfica.
O festival costuma dar visibilidade a diversas produções da temporada. A seleção oficial conta com 50 filmes e 21 concorrem ao principal prêmio da noite: a Palma de Ouro. Produções de diversos países compõem a lista, sobretudo europeus, mas também Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Irã e Rússia.
“Top Gun: Maverick” está entre os destaques desta edição e apesar de não concorrer a nenhum prêmio, marcou o retorno de Pete Mitchell (Tom Cruise) às telonas e foi aplaudido por cinco minutos no festival.
Outra produção que teve exibição especial no festival e já tem data de estreia no Brasil é “Elvis”, de Baz Luhrmann. O longa é uma cinebiografia do rei do rock e conta com Austin Butler, Tom Hanks e Olivia DeJonge no elenco.
Enquanto os filmes concorrentes à Palma de Ouro em Cannes não chegam às telonas, relembre os grandes vencedores das edições mais recentes.
A Crônica Francesa (2021)
Mesmo sem levar a Palma de Ouro, “A Crônica Francesa”, de Wes Anderson, foi o grande destaque da 74ª edição no ano passado. O filme foi aplaudido por nove minutos pelo público.
A produção conta com Adrien Brody, Bill Murray, Frances McDormand, Timothée Chalamet, Tilda Swinton e mais estrelas no elenco.
O longa narra três histórias que se passam na redação de um jornal americano na França. Está disponível na Netflix
Parasita (2019)
O grande vencedor da Palma de Ouro em 2019 – e também do Oscar – veio a se tornar um grande sucesso e fez história na indústria cinematográfica.“ Parasita” coleciona prêmios e recordes.
O longa acompanha uma pobre família sul-coreana, que vê oportunidade de trabalho em diversas funções na casa de uma família rica. O filme é coberto de reviravoltas.
Bacurau (2019)
O filme brasileiro “Bacurau” fez história em Cannes e levou o Prêmio do Júri para casa em 2019.
O longa acompanha os moradores do pequeno povoado do sertão brasileiro, que dá o nome ao filme, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade.
Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, um grupo chega à conclusão de que estão sendo atacados. Para combater o inimigo, eles criam coletivamente um meio de defesa.
Assunto de Família (2018)
“Assunto de Família” foi o grande vencedor da Palma de Ouro em 2018.
O filme japonês acompanha uma família japonesa um tanto quanto peculiar, que vive de pequenos furtos. Um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.
Infiltrado na Klan (2018)
“Infiltrado na Klan”, de Spike Lee, venceu o Grande Prêmio, categoria que recompensa o filme de maior originalidade ou espírito de pesquisa, na 71º edição do festival.
O filme se passa em 1978 e narra a história de Ron Stallworth, um policial negro que consegue se infiltrar no Klu Klux Klan, movimento supremacista branco.
Por meio de cartas e telefonemas, ele se aproxima do líder do grupo e quando é necessário a presença envia seu parceiro em seu lugar, um policial branco. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelo grupo.
- 1 de 26
As atrizes Deepika Padukone e Rebecca Hall no tapete vermelho da 75ª edição do Festival de Cannes • Getty Images
- 2 de 26
Eva Longoria na cerimônia de abertura da 75ª edição do Festival de Cannes • Getty Images
- 3 de 26
A atriz alemã Emilia Schüle no tapete vermelho da abertura do Festival de Cannes, nesta terça-feira (17) • Getty Images
-
- 4 de 26
Matilda Anna Ingrid Lutz, Romain Duris, Finnegan Oldfield, Michel Hazanavicius e Bérénice Bejo, estrelas e diretor do filme "Final Cut", exibido na cerimônia de abertura do Festival de Cannes 2022 • Getty Images
- 5 de 26
A atriz e cineasta libanesa Nadine Labaki no Festival de Cannes 2022 • WireImage
- 6 de 26
A atriz britânica Lashana Lynch durante a abertura oficial do Festival de Cannes 2022 • Getty Images
-
- 7 de 26
A atriz australiana Katherine Langford no tapete vermelho do Festival de Cannes • Getty Images
- 8 de 26
Jasmine Trinca, Deepika Padukone, Joachim Trier, Ladj Ly, Virginie Efira, Julianne Moore,Vincent Lindon, Rebecca Hall, Jeff Nichols, Noomi Rapace e Asghar Farhadi • Getty Images
- 9 de 26
Anne Hathaway na pré-estreia de "Armageddon Time" durante o Festival de Cannes 2022 • Getty Images
-
- 10 de 26
Rebecca Hall, membro do júri, durante o red carpet do filme "Armageddon Time" em Cannes • Getty Images
- 11 de 26
A modelo brasileira Alessandra Ambrosio no Festival de Cannes 2022 • Getty Images
- 12 de 26
A atriz indiana Aishwarya Rai Bachchan chegando para a exibição do filme "Armageddon Time" no Festival de Cannes 2022 • Getty Images
-
- 13 de 26
Julia Roberts no tapete vermelho de "Armageddon Time" em Cannes • WireImage
- 14 de 26
George Miller, Margaret Sixel, Doug Mitchell, Tilda Swinton, Idris Elba, Augusta Gore, Ece Yüksel e Zerrin Tekindor na Festival de Cannes 2022 • Corbis via Getty Images
- 15 de 26
Naomi Campbell no tapete vermelho do filme "Decision To Leave (Heojil Kyolshim)" no Festival de Cinema de Cannes 2022 • Getty Images
-
- 16 de 26
Park Hae-il, Park Chan-wook e Tang Wei na premère de "Decision To Leave (Heojil Kyolshim)" • Getty Images
- 17 de 26
Os atores Peter Sarsgaard e Maggie Gyllenhaal chegam para a exibição do filme "Crimes Of The Future" no Festival de Cannes, nesta segunda-feira (23) • Getty Images
- 18 de 26
Sharon Stone no tapete vermelho do filme "Crimes Of The Future" durante o Festival de Cannes • Mike Marsland/WireImage
-
- 19 de 26
Nadia Litz, Don McKellar, Léa Seydoux, o diretor David Cronenberg, Viggo Mortensen, Kristen Stewart e Robert Lantos na première de "Crimes Of The Future" no Festival de Cannes 2022 • Getty Images
- 20 de 26
Olivia DeJonge, Steve Binder, Tom Hanks, Austin Butler, o diretor Baz Luhrmann, Priscilla Presley, Alton Mason, Natasha Bassett e produtor Patrick McCormick na première de "Elvis" durante o festival de Cinema de Cannes • Getty Images
- 21 de 26
A cantora Shakira no tapete vermelho de "Elvis" no Festival de Cinema de Cannes 2022 • Getty Images
-
- 22 de 26
Marina Ruy Barbosa no tapete vermelho do Festival de Cannes 2022 • Getty Images
- 23 de 26
A modelo Caroline Daur no tapete vermelho do Festival de Cannes • Getty Images
- 24 de 26
Jeanne Cadieu e Jake Gyllenhaal em Cannes • Getty Images
-
- 25 de 26
A atriz Julianne Moore no red carpet do Festival de Cannes 2022 • WireImage
- 26 de 26
Adriana Lima chama a atenção durante o tapete vermelho de "Top Gun: Maverick", em Cannes • Getty Images
*Sob supervisão.