Festival de cinema cancela homenagem ao ator José Dumont, preso por pedofilia
A 14ª edição do Cinefantasy, em São Paulo, faria uma mostra com os principais trabalhos do artista no cinema
O festival de cinema Cinefantasy cancelou a homenagem que faria ao ator José Dumont, preso em flagrante nessa quinta-feira (15), acusado de armazenar imagens de sexo envolvendo crianças e por pedofilia.
A organização do evento divulgou um comunicado lamentando os acontecimentos em relação ao ator, disse que “não tem controle sobre a vida pessoal dos homenageados” e que Dumont “foi escolhido pela sua bela carreira profissional”.
O Cinefantasy foi lançado em 2004 e é focado no gênero fantástico. Quatro filmes de José Dumont seriam exibidos na 14ª edição do festival, que acontece entre 13 e 25 de setembro.
Confira o comunicado do Cinefantasy na íntegra:
É com muito pesar que a organização da 14ª Edição do Cinefantasy, acaba de cancelar a homenagem e a Mostra dedicada ao ator José Dumont. Devido acontecimentos recentes envolvendo o ator, lamentamos e registramos que a organização do festival não tem controle sobre a vida pessoal dos homenageados e foi escolhido pela sua bela carreira profissional.
A 14ª Edição do CINEFANTASY, um dos principais Festivais da vanguarda do Cinema Fantástico, continua com a sua programação onde estão sendo exibidos 115 filmes – 14 longas metragens e 92 curtas-metragens nas mostras competitivas com sessões inéditas sendo exibidas no Reserva Cultural e Cine Satyros Bijou até o próximo domingo.
José Dumont, de 72 anos, interpretou personagens marcantes do cinema e da TV brasileira, como Severino, de “Morte e Vida Severina”, entre os anos 1970 e 80. O último personagem na TV foi Eudoro, da novela das 6 da TV Globo “Nos Tempos do Imperador”, em 2021.
Investigação
Segundo a Polícia Civil, as investigações da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima começaram após câmeras de vigilância flagrarem José.
De acordo com as investigações, ele teria se aproveitado do prestígio de ser ator com mais de 40 anos de carreira e com reconhecimento nacional para atrair a atenção de um adolescente de 12 anos de idade, que era fã dele, e desenvolveu um relacionamento próximo oferecendo ajuda financeira e presentes.
A partir daí, segundo a polícia, o suspeito teria feito investidas com beijos na boca e carícias íntimas que foram captadas pelas câmeras.
Durante as buscas na casa de José, os policiais encontraram imagens e vídeos de sexo envolvendo crianças no computador e no celular do ator, então ele foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia.
O setor de comunicação da Rede Globo afirmou que o ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela “Todas as Flores”, a ser exibida no Globoplay. Mas que, diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela.
“A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação”, afirmou a Globo por meio de nota.