Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Festival de Berlim 2025: filme Lucia Murat disputará prêmio de Documentário

    Murat já esteve no festival com “Maré - Nossa Doce História de Amor”, em 2008, e “Doces Poderes”, em 1997

    Flávio Pintocolaboração para a CNN

    Escrito, produzido e dirigido por Lucia Murat (“O Mensageiro”), “Hora do Recreio” é um dos 16 documentários que competem pelo Prêmio de Melhor Documentário na Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começa nesta quinta-feira (13) e vai até o dia 23 de fevereiro.

    “Como nossa querida Fernanda Torres diz, ser indicada já é um prêmio. Para nós, equipe e elenco de ‘Hora do Recreio’, sermos selecionados para disputar mais dois prêmios no Festival de Berlim, entre todas as mostras do evento, é um reflexo da força do nosso filme. Além de competir na seção Generation 14plus, estamos disputando o prêmio de Melhor Documentário e o prêmio da Anistia”, disse a realizadora em comunicado à imprensa.

    Com abordagem documental e ficcional, “Hora do Recreio” também integra e disputa o prêmio da Mostra Generation 14 Plus, voltada para o público adolescente e jovem, da 75ª edição do Festival de Berlim.

    O documentário traz um olhar sobre a educação no Brasil a partir da vivência de alunos do ensino fundamental e médio. Com base em uma pesquisa realizada com professores da rede pública, os estudantes debatem temas como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, violência urbana, feminicídio e gravidez precoce.

    Além disso, encenam uma peça inspirada no livro “Clara dos Anjos”, obra do início do século XX que retrata o abuso sofrido por uma jovem negra suburbana. Durante o processo, os jovens relacionam a história da peça com suas próprias experiências dentro das comunidades onde vivem.

    Murat já esteve no festival com “Maré – Nossa Doce História de Amor”, em 2008, e “Doces Poderes”, em 1997

    “Hora do Recreio” será distribuído pela Imovision no Brasil, mas ainda não conta com previsão de estreia. No Festival de Berlim, ele faz sua estreia neste domingo (16).

    Em 2025, o Festival de Berlim terá como presidente do júri o diretor Todd Haynes e acontece de 13 a 23 de fevereiro.

    Festival de Berlim 2025 exibirá novo filme de Anna Muylaert com Seu Jorge

    Tópicos