Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Férias de julho: Parque da Ciência, do Butantan, tem programação especial

    Após dois anos fechado por causa da pandemia, parque reabre com oficinas educativas, trilhas pela mata, demonstração de extração de veneno de cobra e atividades para todas as idades

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    Você sabe como funciona a produção do soro contra a picada de cobras? Já se perguntou quais delas são venenosas e quais não representam perigos? Teria coragem de passar a mão em um desses animais?

    Essas e muitas outras curiosidades são destaques do Parque da Ciência, do Instituto Butantan, em São Paulo. O espaço volta a receber visitantes após dois anos fechado devido às restrições de segurança impostas pela pandemia de Covid-19.

    A expectativa do Butantan é de alcançar um milhão de visitantes por ano.

    Em uma área verde com 725 mil metros quadrados, o local reúne mais de 20 atrações ambientais, educativas e de lazer para todas as idades.

    Ações educativas

    O público poderá visitar os museus Biológico e de Microbiologia, o Espaço Terra Firme, o Macacário, o Serpentário, o Horto Oswaldo Cruz e a Praça Vital Brazil.

    O Parque da Ciência também oferece ações educativas com o objetivo de promover a memória científica e a saúde pública.

    O espaço conta ainda com uma área para realização de eventos e exposições, o Centro de Difusão Científica e o Centro de Memória, que abriga um vasto acervo do Butantan.

    Os visitantes têm a oportunidade de explorar o espaço aberto do parque, como o Boulevard, que foi totalmente revitalizado e interliga as diversas atrações.

    Para visitar o parque, são necessárias medidas de prevenção como o uso de máscara em ambientes fechados e a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada dos museus.

    Programação especial de férias de julho

    No mês de julho, o Parque da Ciência realiza uma programação especial para as férias, com ações interativas, lúdicas e educativas. As atividades acontecem até o dia 30, nos períodos da manhã e da tarde.

    A programação reúne atividades científicas, demonstração de extração de veneno de cobra, histórias sobre as jararacas e suas cores, trilhas pelos caminhos de mata do Butantan, oficinas educativas, experiência indígena, entre outras atrações.

    Uma das atividades mais buscadas, chamada “Do veneno ao soro”, revela ao público como funciona a produção de um soro contra picada de cobra. Especialistas explicam as principais características do animal e desmistificam histórias negativas que envolvem o tema.

    As atividades terão duração entre 40 minutos e 1h30. Além da programação especial, os visitantes também podem conhecer as demais atrações do parque, como os museus, viveiros e espaços abertos de convivência.

    O horário de funcionamento é das 7h às 17h, com entrada gratuita, de segunda-feira a domingo, sendo que os museus abrem de terça a domingo das 9h às 16h45. O Parque da Ciência fica localizado na Avenida Vital Brasil, 1.500, Butantã, na capital paulista.