Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Exposição sobre Vinicius de Moraes, K-Pop e shows: confira a agenda cultural de SP

    Variedade de programas chegam à capital paulista ainda em outubro; veja mais informações

    Farol Santander homenageia Vinicius de Moraes, com exposição inédita sobre vida e obra de um dos maiores artistas brasileiros
    Farol Santander homenageia Vinicius de Moraes, com exposição inédita sobre vida e obra de um dos maiores artistas brasileiros Divulgação

    Marina Toledoda CNN

    São Paulo

    Do modernismo brasileiro aos fenômenos do K-Pop, as opções da agenda cultural de São Paulo vão agradar todos os públicos. Ainda em outubro, a capital paulista recebe diversas programações especiais.

    Para quem é fã de MPB e literatura, o Farol Santander, no centro histórico de de São Paulo, recebe uma exposição sobre o ícone Vinícius de Moraes. A mostra conta com um acervo de mais de 200 itens inéditos e originais.

    Quem também gosta de poesia e literatura brasileira, pode aproveitar o evento promovido pela prefeitura de São Paulo neste fim de semana. O Festival Mário de Andrade traz palestras, debates, oficinas, saraus e slams com artistas de todo o país, além de shows, performances e espetáculos teatrais.

    Já para aqueles que acompanham o K-Pop, podem anotar uma novidade na agenda e se preparem para mergulha na cultral da Coreia do Sul. O Centro Cultural Coreano no Brasil traz uma exposição sobre a moda sul-coreana com trajes de artistas de grande sucesso que surgiram no país, como BTSBlackpink.

    Após dois meses fechado, o Museu de Energia de São Paulo reabre ainda este mês com duas exposíções que leva o visitante direito para o passado.

    Veja mais detalhes

    Exposição sobre Vinicius de Moraes

    A partir desta sexta-feira (21), a exposição “Vinicius de Moraes – por toda a minha vida” está disponível no Farol Santander.

    Com mais de 200 itens inéditos e originais, a exposição ocupa dois andares, o 19º e o 20º, do edifício no centro histório da capital paulista. Ela é composta pelos núcleos Música, Poesia e Cidades, além de um espaço inteiramente dedicado à obra infantil “Arca de Noé”.

    Entre os destaques da mostra, estão: a obra de Cândido Portinari, “Retrato de Vinicius” (1938), exibida pela primeira vez em sua tela original; manuscritos com versões preliminares de diversas canções, como “Chega de Saudade” e “Garota de Ipanema”; e a obra “Poesie”, livro raríssimo com tiragem numerada de apenas 20 exemplares.

    A exibição fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2023.

    • Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo
    • Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 20h
    • Ingressos: R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia

    Festival Mário de Andrade

    Entre esta sexta-feira (21) até domingo (23), a Prefeitura de São Paulo promove a segunda edição do Festival Mário de Andrade, com o tema “Literatura e Artes na Pauliceia 2022”. O evento aposta na diversidade da literatura brasileira e traz palestras, debates, oficinas, saraus e slams com artistas de todo o país, além de shows, performances e espetáculos teatrais.

    Entre os destaques do evento, estão o campeonato de Slam, às 16h, 18h e 20h, na biblioteca Mário de Andrade; a mesa de leitura intitulada “Amor aos Livros”, com a atriz Isabel Teixeira e a educadora Bel Santos Mayer na Praça das Artes, às 19h; em seguida, o show de Marina Lima, às 20h30, na Praça das Artes.

    No sábado (22), o compositor e professor José Miguel Wisnik e a astróloga Julia de Carvalho Hansena falam sobre astrologia, às 15h30, na biblioteca Mário de Andrade; a mesa “Versos e Rimas”, às 18h, traz Rashid, GOG e a compositora Jup do Bairro, simbolizando duas gerações do hip-hop nacional, no vão da Praça das Artes.

    No último dia, Ferréz, fundador do selo Literatura Marginal, apresenta um painel literário no terraço da Biblioteca Mário de Andrade, às 16h, para falar de seu processo criativo e de como ser um escritor independente; e Mateus Aleluia se apresenta na Praça das Artes, às 19h.

    Confira a programação completa aqui.

    Endereços:

    • Biblioteca Mário de Andrade: Rua da Consolação, 94 – República
    • Praça das Artes: Avenida São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo
    • Praça Dom José Gaspar: Rua Dr. Bráulio Gomes – República

    Museu da Energia de São Paulo

    O Museu da Energia de São Paulo reabre em 25 de outubro após dois meses fechado.

    O museu retorna à atividade com a exposição “São Paulo pelas lentes de Gaensly”. A mostra é uma verdadeira viagem no tempo pelas ruas da cidade com uma seleção do maior acervo fotográfico conhecido do fotógrafo suíço Guilherme Gaensly, preservado pela Fundação Energia e Saneamento.

    Outra exposição que estará disponível no local é o “Tempos de Energia”. A mostra apresenta importantes momentos da formação e expansão do setor elétrico paulista, exibindo a complexidade da implementação da energia e os seus reflexos na capital, bem como os atuais desafios do setor. É também uma viagem de volta ao passado, com o acervo do processo de formação do sistema hidrelétrico paulista e as transformações ocorridas nas residências, com a chegada de equipamentos como fogão elétrico, geladeiras, que foram verdadeira revolução.

    • Endereço: Alameda Nothmann, 184 — Campos Elíseos, São Paulo
    • Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 17h
    • Entrada gratuita

    Exposição sobre a moda sul-coreana

    Uma exposição sobre as roupas tradicionais coreanas e vestimentas usada por artistas de K-Pop será inaugurada no Centro Cultural Coreano no Brasil em 28 de outubro.

    Os fãs da cultura coreana terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do estilo de roupa tradicional do país, o Hanbok, além da possibilidade de vestir alguns trajes especiais.

    Para ajudar o público a compreender melhor a cultura do país por meio da moda, serão apresentados vários estilos e configurações do Hanbok, como seu uso diário, que inclui jeogori e calças, roupas de passeio, roupas de casamento e roupas infantis.

    Além disso, entre as vestimentas apresentadas, terão Hanboks usados em apresentações de grupos de K-Pop, como BTS, Blackpink e Oh My Girl.

    O espaço contará com um local especial para tirar fotos.

    A exposição ficará em cartaz até 31 de dezembro de 2022.

    • Endereço: Avenida Paulista, 460 – Bela Vista
    • Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
    • Entrada gratuita