Estoque da biografia de Matthew Perry esgota no Brasil após morte do ator
Aumento de vendas do livro "Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível" foi de 125.000% no site Amazon
A morte do ator Matthew Perry, no último sábado (28), continua repercutindo na mídia internacional e a causa ainda não foi revelada. No entanto, as consequências do ocorrido já estão aparecendo e no Brasil, o estoque da biografia de um dos personagens da série “Friends”, esgotou em poucas horas. Vendido no site Amazon, o livro “Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível” ficou em primeiro lugar no quesito vendas, com um aumento de 125.000%.
Publicada no Brasil pela BestSeller, selo do Grupo Editorial Record, a biografia terá um novo lote de exemplares, segundo o diretor editorial do grupo, Cassiano Elek Machado. À CNN Brasil, ele revelou a quantidade aproximada de livros que foram esgotados devido à morte do ator.
“Quando eu digo que esgotou é que esses 15 mil e pouco, 16 mil na verdade, já estão todos vendidos. Um pouco antes da morte ainda existiam exemplares disponíveis, a gente inclusive já estava pensando em reimprimir o livro, mas com a morte veio uma demanda enorme.”, explicou Elek.
A intenção do grupo, segundo o diretor, é imprimir mais 15 mil exemplares devido aos altos pedidos das livrarias. “Esse tipo de aumento de vendas com a morte de alguma figura é razoavelmente comum, mas acho que esse é um caso no qual isso tende a se potencializar.”, declarou o diretor. Um dos motivos, segundo ele, seria a proximidade afetiva que muitos fãs tinham com o personagem “Chandler”, de Friends – série que, para Elek, estabeleceu uma “relação cotidiana” com os telespectadores.
Além disso, ele citou o fato da biografia ser recente e ter sido escrita pelo próprio Matthew Perry. “Não é um livro sobre ele, que é uma grande diferença. O depoimento é dele, inclusive no qual ele fala muitas vezes sobre a proximidade com a morte, sobre suicídio e as grandes dificuldades que ele andou passando com drogas e vários problemas”, continuou Elek.
“Em outras Amazons se você for olhar, não do mundo inteiro, mas de vários países mais próximos do espectro americano, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, o livro foi para o número 1 de vendas.”, concluiu o diretor.