Está preparado para ver o eclipse? Manual do Mundo explica tudo sobre o alinhamento da Lua e do Sol
O fenômeno acontece nesse sábado (14) e poderá ser visto de todo o Brasil
O eclipse do Sol, que acontece nesse sábado (14), poderá ser visto de todo o Brasil e é um evento relativamente raro. Apesar de ser bastante curioso e gerar muito interesse, poucas pessoas realmente sabem como ele acontece.
No vídeo acima, Iberê Thenório, do Manual do Mundo, mostra usando um globo terrestre como a Lua fica posicionada em frente ao Sol e como essa sombra é projetada na Terra.
O evento é considerado raro porque é preciso um alinhamento correto entre os astros, que possuem órbitas inclinadas um em relação ao outro. Essas trajetórias costumam se “encontrar” apenas umas duas vezes por ano.
Outro ponto interessante é que a sombra projetada pela Lua na Terra é relativamente pequena. Por isso, só algumas regiões conseguem ver o eclipse total, sendo que algumas áreas do planeta nem vão conseguir ver a Lua tampando o Sol.
De onde vai dar pra ver?
Se quiser saber se vai ser possível ver o eclipse da cidade onde você mora, a dica é entrar no site timeanddate.com, que mostra toda a trajetória da sombra e o melhor horário para ver na sua região.
Tipos de eclipse
O eclipse acontece quando a Lua ou a Terra fica na frente do Sol e projeta uma sombra no outro astro. Ou seja, quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, faz uma sombra na superfície do nosso planeta. O mesmo acontece quando é a Terra que passa na frente do Sol e projeta uma sombra na Lua.
- eclipse solar: a Lua fica entre a Terra e o Sol
- eclipse lunar: a Terra fica entre a Lua e o Sol
Eles também podem ser divididos em parcial, quando um não cobre totalmente o outro, e total, quando um tampa totalmente o outro.
O deste sábado é um pouco diferente. Apesar da Lua ficar totalmente na frente do Sol, ela não vai cobri-lo por completo. Isso acontece porque a Lua vai estar em um ponto mais distante da Terra – sim, a distância do nosso satélite natural varia um pouco, dependendo de onde está em sua órbita.
Por isso, em alguns lugares, vai dar para ver uma espécie um pouco do Sol na forma de anel em volta da Lua, por isso ele é chamado de anular ou anelar.
Cuidados ao ver o eclipse
Olhar diretamente para o Sol não é bom para nossos olhos. Por isso é recomendado usar equipamentos adequados. Uma sugestão é fazer uma máscara com uma lente de solda número 14. Outro modo é montar uma caixa escura de papelão.
Confira nos vídeos abaixo essas duas formas de ver o eclipse com segurança: