Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Essa é para você, mãe!”: 8 músicas que artistas fizeram para as próprias mães

    O Dia das Mães acontece no Brasil neste domingo (14); veja quais músicas dedicar para a sua mãe

    da CNN


    Mãe é mãe, seja ela biológica ou não. Afinal, é bem provável que você tenha uma pessoa que te fez passar aquele constrangimento na porta do colégio, ou que te vestiu com roupas de gosto questionável quando você era apenas um bebê. Ou, pior ainda, mostrou “aquelas” fotos de família para seus colegas em algum momento da vida.

    Mas elas também assistiram várias apresentações escolares que não eram tão legais quanto a gente imaginava – e ainda tinham certeza que o filho ou filha tinha nascido para ser artista, mesmo que fosse uma árvore no fundo do palco. Também foram elas que tiraram um dinheiro da reserva para proporcionar a viagem com a turma ou participar da festa de formatura. E isso tudo com muito colo, abraço e cafuné nos momentos mais difíceis.

    No Dia das Mães, celebrado neste domingo (12), a gente até pode tentar demonstrar todo o amor e gratidão, assim como fizemos naquelas cartinhas de criança ou presentes mais caros na vida adulta – além dos chocolates, flores, perfumes, roupas, livros e por aí vai. Mas tem gente talentosa que arrasa presentando suas musas com amor em em forma de música.

    Beyoncé, por exemplo, canta sobre a superação da mãe, Tina Knowles, durante o divórcio e a relação difícil que tinha com o marido, Mathew Knowles. Em “Ring Off”, a cantora declara amor e apoio após tantos “choros e tristezas” e comemora o fato dela “tirar o anel” do dedo. É, também, uma música que remete ao empoderamento para várias mulheres, mães ou não, casadas ou divorciadas, que precisam lembrar o quanto são incríveis.

    Gal CostaMaria Bethânia também são responsáveis por dar voz a “Minha Mãe”. Os compositores César Lacerda e Jorge Mautner escreveram sobre as mães das duas cantoras – Mariah Costa Pena e Dona Canô, respectivamente, além de mencionar Nossa Senhora Aparecida.

    Miley Cyrus mostrou como é grata à mãe Tish Cyrus em “Mother’s Daughter”. Apesar de falar sobre liberdade feminina, empoderamento e individualidade, a americana canta que é desse jeito por conta da matriarca.

    Em “Mãe”, de 2016, Emicida homenageia a sua Dona Jacira, mas acaba retratando a figura materna de muitas pessoas – além de relembrar a própria infância, ele canta sobre a sabedoria e coragem que a mãe ensinou e os sacrifícios e dificuldades durante a vida.

    Como não mencionar Roberto Carlos, né? Rei de muitas mães, o cantor tem um bom repertório de canções feitas para expressar o seu amor. A principal delas é “Lady Laura”, feita para Laura Moreira Braga.

    Muitos rappers americanos também gravaram canções para suas mães – mas é difícil encontrar uma que tenha tocado tantas pessoas “duronas” como “Dear Mama”, de Tupac Shakur. Com uma letra de emoções complexas, o cantor retratou o relacionamento com a mãe de maneira crua e honesta.

    Christina Aguilera também traz uma realidade difícil na canção “Oh Mother”. A americana relata os abusos da violência doméstica que a própria mãe passou e foca, especialmente, no futuro livre – e junto dela.

    The Beatles também entra nessa playlist especial com “Julia”, primeira gravação solo de John Lennon, presente no álbum “White Album”. Nela, Lennon evoca o amor que tem pela própria mãe. A letra veio de uma inspiração que ele teve durante uma viagem para a Índia, além de falar sobre a futura mãe de seu segundo filho, Yoko Ono.

    Sem dúvidas, há muitas outras homenagens para as mães, cantadas em diferentes estilos. É só escolher a que mais se identifica com a sua e ligar o som neste domingo.