Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Especial “Amigos” vai ao ar nesta segunda com grandes nomes do sertanejo

    Programa foi gravado durante show dos cinco amigos em São Paulo

    Mariana Valbãocolaboração para a CNN

    Nesta segunda-feira (11), fãs de Leonardo e das duplas Chitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano poderão acompanhar ao especial “Amigos”, que vai ao ar na TV Globo. O encontro foi gravado no dia 2 de dezembro durante o show no Allianz Parque, em São Paulo.

    Além de reviver a memória do público com hits como “Evidências”, “É o amor” e “Pense em Mim”, o especial mostrará a evolução das gerações do sertanejo. Ao longo do programa, depoimentos de artistas mais recentes do gênero será exibido como, por exemplo, de Maiara e Maraisa e Mari Fernandez.

    Nascido em 1995 apenas como um show beneficente, em São Caetano do Sul (SP), o especial teve sua última exibição em 2019 e quatro anos depois, entrou novamente na grade da emissora carioca como o projeto “Amigos: de volta à estrada”.

    O intervalo anterior, no entanto, foi ainda mais longo: mais de 20 anos. Isso porque, a última vez em que o grupo se reuniu antes de 2019 foi em 1998, já sem o cantor Leandro.

    Irmão e dupla de Leonardo, o sertanejo faleceu vítima de um câncer no pulmão direito, no dia 23 de junho de 1998, mas chegou a participar de três shows ao lado dos demais. Embora tenham cogitado substituí-lo, a formação seguiu sem um novo integrante.

    Completando o sexto show exibido nas telinhas com o que será transmitido nesta segunda (11), cinco dos maiores nomes da música sertaneja no Brasil também já saíram em turnê pelo país, em 2019, mas tiveram os shows interrompidos pela pandemia.

    Só em 2022, eles conseguiram anunciar novas datas e continuaram as apresentações neste ano. Na agenda, apenas algumas capitais foram selecionadas, sendo que os shows em São Paulo (SP) foram chamados de “A Última Estrada”, nos dias 2 e 17 de dezembro.

    Nas redes sociais, o perfil do conjunto revela que todos “estão juntos na estrada para encerrar a turnê com chave de ouro”.

    Especiais anteriores

    Tudo começou com um show que visava arrecadar brinquedos e alimentos não perecíveis para entidades beneficentes, assistido por cerca de 100 mil pessoas, em São Caetano do Sul (SP), no ano de 1995. A apresentação acabou sendo transmitida no especial de fim de ano na TV Globo e daí em diante teria outras edições.

    Logo no ano seguinte, em 1996, o show aconteceu em Paulínia (SP) e teve participações especiais como das duplas Chrystian & Ralf, Gian & Giovani e João Paulo & Daniel, além do locutor Asa Branca.

    Em 1997, a apresentação foi em Belo Horizonte (MG) e teve novamente a presença de Daniel, que homenageou João Paulo, vítima de um acidente de carro em setembro daquele ano.

    No dia 31 de dezembro de 1998, a emissora carioca exibiria o quarto encontro dos “Amigos”, mas dessa vez sem um dos integrantes principais. Leandro faleceu em junho, dias antes da gravação, e a apresentação foi marcada pela emoção dos demais cantores, principalmente de seu irmão Leonardo, que seguiu carreira solo.

    Só em 2019, quando o último encontro já havia completado 20 anos, eles decidiram se reunir novamente. Após o espetáculo de fim de ano, a pandemia da Covid-19, que começou no início de 2020 interrompeu a turnê organizada por eles, mas em 2022, todos retomaram aos palcos.

    Amizade de 28 anos

    Embora a formação seja algo comercial e que atrai multidões por reunir grandes nomes da música sertaneja tradicional, Zezé já revelou que o programa foi fruto da amizade e não o contrário.

    “Sempre digo que Amigos dá muito certo porque não é um programa que virou uma amizade, é uma amizade que virou um programa. A gente se sente muito bem juntos, gostamos de conversar, abraçar, tirar sarro, é uma história construída. É ter o privilégio de estar ao lado das pessoas que você achava que seria só fã, mas é seu colega de trabalho”, disse em entrevista ao Gshow durante os bastidores de um programa do Altas Horas.

    Depois de descartarem a substituição de Leandro, eles revelaram que o cantor não está fisicamente aqui, mas os acompanha nos palcos. “Um ‘Amigo’ está no céu nos assistindo, o Leandro sempre está com a gente. Construímos uma história de mais de 20 anos”, declarou o irmão de Luciano.

    Leonardo também chegou a comentar a ausência de Leandro e a forma que encontraram de homenageá-lo em todas as apresentações. “No show sempre tem homenagem para ele, cantamos a música ‘Mano’, é um momento muito forte”, contou na mesma ocasião.

    Chitãozinho foi quem revelou que na época, eles pensaram em chamar outro artista do meio sertanejo para os palcos e logo mudaram de ideia. “A gente chegou a conclusão que o lugar do Leandro está ali, sentimos sempre a presença dele quando estamos no palco, então Amigos somos nós cinco e ele.”, revelou.

    Leandro, Chitãozinho, Luciano, Xororó, Leonardo e Zezé di Camargo / Foto: Divulgação/TV Globo

    Tópicos