Escolas de Samba do Rio fazem mudanças no elenco para o Carnaval 2025
Após a classificação geral das agremiações na quarta-feira (13), a tradicional dança das cadeiras das escolas teve início; confira
Após a tradicional apuração na Quarta de Cinzas, que marca a decisão do título oficial do Carnaval do Rio de Janeiro, é comum que as escolas de samba passem a pensar no próximo ano.
No dia dia seguinte, agremiações como Estação Primeira de Mangueira e Beija-Flor de Nilópolis, por exemplo, deram início nas mudanças de elenco para 2025.
Abaixo, a CNN reuniu as alterações das escolas da elite carioca até o momento.
Beija-Flor de Nilópolis
Nas redes sociais, a Beija-Flor, que terminou a apuração em 8º lugar, somando 268,5 pontos, anunciou a saída de Dudu Azevedo, diretor de Carnaval. A parceria teve início em 2020 e chegou ao fim em 2024.
Quem também deixou a escola foi Valber Frutuoso, diretor de Harmonia – quesito em que a agremiação tirou duas notas 10, um 9,9 e outro 9,8, descartado ao final.
Acadêmicos do Salgueiro
4ª colocada, a vermelha e branca se despediu do carnavalesco Edson Pereira, responsável por assinar o atual enredo “Hutukara”, em homenagem ao povo Yanomami.
Além dele, coreógrafo da comissão de frente Patrick Carvalho encerrou o ciclo na escola após três anos de parceria.
Acadêmicos do Grande Rio
Aproveitando o momento, a Grande Rio, de Caxias, já começou a renovar seu time para o próximo ano.
Na escola, haverá a permanência da dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, o diretor de Carnaval Thiago Monteiro, a dupla de coreógrafos Hélio Bejani e Beth Bejani, Daniel e Taciana, casal de mestre-sala e porta-bandeira, o intérprete Evandro Malandro, o mestre de bateria Fafá, a equipe da comissão de harmonia e, por fim, mas não menos importante, Paolla Oliveira, rainha de bateria.
Imperatriz Leopoldinense
Após se consagrar com o vice-campeonato, a Imperatriz Leopoldinense anunciou a saída do coreógrafo Marcel Misailidis.
Nas redes sociais, a escola afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo. “A conclusão que se dá em meio à resultados expressivos dos últimos anos e o respeito entre as partes, foi tomada em virtude de novas motivações pessoais do artista, que levaram a esta decisão”, garantiram.
Enquanto isso, o carnavalesco Leandro Vieira e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, foram renovados para mais um ano ao lado da agremiação.
Mocidade Independente de Padre Miguel
Após dois carnavais, quem se despediu da Mocidade foi o carnavalesco Marcus Ferreira, abrindo o caminho para a chegada de Renato Lage e Márcia Lage, que retornam à agremiação.
“Com extrema felicidade desejo sorte para que possamos reviver nossos grandes momentos de glória”, escreveram nas redes sociais.
Unidos da Tijuca
Depois de alcançar a penúltima colocação na classificação geral, a primeira baixa na equipe da Unidos da Tijuca foi anunciada com a saída de Sérgio Lobato, coreógrafo da comissão de frente, que recebeu quatro notas 9,8.
Portela
Na azul e branco de Madureira, os anúncios também seguem a todo vapor.
Por lá, Júnior Schall foi renovado na comissão de carnaval. O artista atuou na majestade do Samba em 2018 e 2019, retornando em 2023 para a agremiação.
Além dele, os carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga se garantem mais um ano na escola.
Estação Primeira de Mangueira
Uma das primeiras escolas a alterar o elenco para 2025 foi a Mangueira. Pouco tempo após o resultado da apuração, a escola anunciou a saída dos carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon.
Enquanto isso, também aproveitaram para renovar Matheus Oliverio e Cintya Santos, que levam o primeiro pavilhão da agremiação verde e rosa, Lucas Maciel e Karina Dias, coreógrafos da comissão de frente, Rodrigo Explosão e Taranta Neto, mestres de bateria, Celeste Lima, coreógrafa do casal e, por fim, Vitor Art e Digão do Cavaco, que assumiram a direção musical.
Paraíso do Tuiuti
Encerrando a lista de mudanças, a Paraíso do Tuiuti, encerrou a parceria com Luiz Carlos Amâncio e Jeferson Carlos na direção geral de Harmonia, enquanto renovou os contratos de Mestre Marcão pela quarta temporada consecutiva, Claudia Mota e Edi Franco, coreógrafos da comissão de frente e Jack Vasconcelos, carnavalesco.