Escolas de samba do Rio de Janeiro iniciam ensaios na Marquês de Sapucaí
Desfiles acontecem nos dias 22 e 23 de abril, mesma data dos eventos em São Paulo


As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro iniciam, neste domingo (13), os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. Após o adiamento dos desfiles de Carnaval na capital fluminense e em São Paulo para os dias 22 e 23 de abril, as agremiações intensificam os treinos para o reencontro com o público, após um ano de paralisação por conta da pandemia de Covid-19.
Neste domingo, Imperatriz Leopoldinense, São Clemente e Portela passam pelo Sambódromo. No dia 20, será a vez de Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel e Mangueira. Já Unidos da Tijuca, Beija-Flor de Nilópolis e Salgueiro treinam no dia 27 de março.
Em abril, no dia 3, Mocidade Independente de Padre Miguel e Grande Rio se preparam na Marquês de Sapucaí. Fechando os ensaios técnicos, no dia 10 de abril, Viradouro, a última campeã do Carnaval carioca, encerra a temporada. Nesta data, ainda serão realizados os testes de som e do novo sistema de iluminação cênica, além da tradicional lavagem da Sapucaí.
A programação é aberta ao público e costuma contar com torcida nas arquibancadas. A máscara de proteção contra o coronavírus deixou de ser obrigatória no Rio, mas o passaporte da vacina será exigido para entrada no local. Na noite do dia 10 de abril, as pessoas ainda podem descer à pista para formar o tradicional ‘arrasta-povo’.
O presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Jorge Perlingeiro, disse que a expectativa é grande. “Será a oportunidade de termos uma prévia daquele que será o maior Carnaval de todos os tempos, se Deus quiser. As escolas estão preparadas, os componentes animados e prontos para se apresentar na avenida. O povo do samba é forte e soube se reinventar durante a pandemia. É um momento de celebração e festa representando a união de todas as escolas e a força do Carnaval Carioca”, declarou.
Enquanto os desfiles das escolas de samba estão confirmados para abril, o Carnaval de rua está descartado na capital fluminense. A Riotur, a empresa de turismo da cidade, informou que “não há tempo hábil para organizar” a folia, com a estrutura necessária para os blocos e foliões.
Serviço
Início dos ensaios: 20h
Entrada: gratuita
Local: Sambódromo do Rio de Janeiro