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    Empresa que administra Bondinho, no Rio, quer barrar fotos do local; entenda

    Uma associação recebeu notificação após publicar imagem do cartão-postal; prefeito da cidade se manifestou

    Ana Beatriz Diasda CNN , São Paulo

    O Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é um ponto turístico conhecido mundialmente, principalmente por conta de sua beleza natural. É de se esperar que sejam realizados diversos registros do local, por turistas e por outros admiradores. Entretanto, uma associação foi notificada após postar uma imagem do cartão-postal.

    O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), uma organização fundada por professores de diversas instituições acadêmicas, alegou ter recebido uma notificação da empresa que opera o Bondinho do Pão de Açúcar por uso indevido de uma foto retirada de um banco gratuito de imagens em que aparece o ponto turístico da capital fluminense com o respectivo bondinho.

    O cientista chefe do ITS, Ronaldo Lemos, disse em sua conta do X, o antigo Twitter, que os “advogados do bondinho” não gostaram da publicação realizada por eles. “Recebemos uma notificação chamando nossa foto de ‘parasitária’, ‘enriquecimento sem causa’, ‘concorrência desleal’ e ‘emboscada’. Foi exigido que o Instituto removesse a foto imediatamente e que assinassem um Termo de Compromisso”, escreveu Lemos.

    Ele ainda detalha o que havia escrito no termo e divide que a associação estava proibida de fazer “qualquer uso, presente e futuro, de imagens ou quaisquer representações do Parque Bondinho Pão de Açúcar”; “O @ITSriodejaneiro tem o Rio de Janeiro no nosso próprio NOME! Teríamos de passar o resto da vida evitando imagens do Pão de Açúcar”, complementa na legenda.

    Ronaldo também compartilha que a medida vai totalmente contra ao que diz na Lei de Direitos Autorais, que permite expressamente usos de imagens de logradouros públicos. “O artigo 48 diz: “as obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente por fotografias….”. “O Pão de Açúcar e o bondinho estão situados permanentemente em logradouro público. Logo, pode ser representando livremente”, também escreve no X.

    Procurada pela CNN Brasil, a empresa informou que “em nenhum momento restringe a utilização da imagem do monumento dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, muito menos da paisagem do Rio de Janeiro”. Ainda segundo a administradora, “a notificação encaminhada para o Instituto na semana passada teve como proposta esclarecer as regras de uso de imagem, que têm como único objetivo a preservação da marca do Parque que há 111 anos atua em prol do Rio de Janeiro”.

    Ao saber da história, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se manifestou em suas redes sociais: “Que absurdo. Vou começar a cobrar royalties desses caras também. Eu hein. Vou ver isso já @lemos_ronaldo”.

    O professor compartilhou a foto que foi utilizada e que gerou a notificação. Confira abaixo:

    A CNN entrou em contato com o Parque Bondinho Pão de Açúcar, que respondeu por nota. Confira o posicionamento na íntegra:

    “Com sólida trajetória no setor de turismo, o Parque Bondinho Pão de Açúcar se tornou um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil, integrando hoje um importante cartão-postal da Cidade Maravilhosa que, justamente por isso, tem sua imagem amplamente divulgada de diferentes formas.
    No passado, a companhia já vivenciou experiências negativas de empresas e instituições que utilizaram as imagens de seus ativos para atividades profissionais e comerciais, gerando riscos à sua reputação. A fim de evitar exposição a situações semelhantes, o Parque esclarece que criou um processo visando preservar a imagem da companhia, além do uso não autorizado das suas propriedades intelectuais, devidamente registradas junto aos órgãos competentes.
    A empresa reforça que em nenhum momento restringe a utilização da imagem do monumento dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, muito menos da paisagem do Rio de Janeiro. A notificação encaminhada para o Instituto na semana passada teve como proposta esclarecer as regras de uso de imagem, que têm como único objetivo a preservação da marca do Parque que há 111 anos atua em prol do Rio de Janeiro.
    Reconhecemos que a notificação não exprimiu corretamente a intenção da empresa e lamenta enormemente o mal-entendido causado, já tendo entrado em contato com o Instituto para esclarecê-lo. Por conta desse episódio, o Parque reforça que está revisando o processo de forma a assegurar que incidentes como esse não voltem a ocorrer”.

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