Emmy 2023: conheça “Yargi”, novela turca que venceu “Pantanal” e “Cara e Coragem” na premiação
Ao lado da vencedora e das produções brasileiras também estava concorrendo a portuguesa "Para Sempre"


“Yargi: Segredos de Família” venceu o Emmy Internacional Awards 2023 como melhor telenovela, nesta segunda-feira (20). A produção desbancou duas brasileiras de sucesso: o remake de “Pantanal” e “Cara e Coragem”.
Além dessas três produções, também havia sido indicada ao prêmio a novela portuguesa “Para sempre”.
Confira abaixo o enredo da vencedora e das demais novelas que disputavam o prêmio.
Yargi: segredos de família
Celina (Pınar Deniz) é advogada, mas não acredita inteiramente na justiça.Por isso, ela passa por cima de todas as regras quando acha que pode.
Já Isaque (Kaan Urgancıoğlu) é um promotor muito respeitado que tem medo das leis. Ele é capaz de tudo para defender seu trabalho e seus princípios.
Quando o irmão dele, Saulo (Arda Anarat), é preso acusado de matar uma mulher, Celina é contratada para defendê-lo.
Com muito suspense, intrigas e reviravoltas em torno dessa morte, Celina e Isaque se aproximam e acabam se vendo interligadas em um caso que une suas famílias e revela segredos.
Escrito por Sema Ergenekon e produzido por Ay Yapim, o folhetim estreou em 2021 na Turquia, mas, depois, chegou a ser vendido para mais de 20 países.
A terceira temporada começou a ser exibida em 24 de setembro e deve acabar em maio de 2024.
Para sempre
Enigmático, Pedro Valente (Diogo Morgado) deseja reconquistar Clara Sampaio de Menezes (Inês Castel-Branco), seu grande amor da juventude.
No entanto, Clara é de uma família conservadora da velha nobreza portuguesa enquanto a origem social de Pedro é desconhecida.
Por isso, o pai dela, Bento Sampaio de Menezes (Luís Esparteiro), é contra o romance. Para provar à filha que Pedro não era digno dela, ele monta uma armadilha que acaba provocando a morte de um amigo do protagonista.
Pedro foge da cena do crime sem dar quaisquer explicações a Clara, que fica devastada. Com o tempo, ele faz fortuna e vai em busca de suas origens, mas acaba reencontrando Clara que, agora, tem uma relação com o irmão dele, Lourenço Novais (Pedro Sousa).
O folhetim foi produzido pela Plural Entertainment e transmitido pela TVI de 8 de novembro de 2021 a 25 de agosto de 2023.
A novela foi idealizada e escrita por André Ramalho, Juan Barros e Inês Melo, realizada por Francisco Antunez, João Gomes e Ricardo Carreira e com direção artista de Hugo de Sousa.
Pantanal
Joventino (Osmar Prado), que depois será chamado de “velho do rio”, era o maior peão do Pantanal, mas desapareceu sem deixar rastros e abandonando o filho José Leôncio (Marcos Palmeira).
Duas décadas depois, o filho de Leôncio, Jove (Jesuíta Barbosa), vai morar com ele no Pantanal.
No entanto, eles passam a se confrontar com uma série de diferenças culturais e comportamentais.
Em meio aos problemas com a família, Jove conhece Juma Marruá (Alanis Guillen), e eles se apaixonam.
Filha de Maria e Gil, a jovem aprendeu com a mãe a se defender do “bicho homem”, que matou toda a família em brigas por terra, assim, ela se tornou uma mulher selvagem e arredia.
Remake de uma telenovela de mesmo nome, criada e escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente na Rede Manchete em 1990, Pantanal foi produzida pela TV Globo de março a outubro de 2022 como uma “novela das nove”.
Adaptada por Bruno Luperi, tem direção de Davi Lacerda, Noa Bressane, Roberta Richard, Walter Carvalho e Cristiano Marques.
Conta com as atuações de Marcos Palmeira, Dira Paes, Jesuíta Barbosa, Alanis Guillen, Irandhir Santos, Camila Morgado, José Loreto e Isabel Teixeira nos papéis principais.
Cara e Coragem
Clarice Gusmão (Taís Araújo) é diretora de uma siderúrgica que tem um departamento de pesquisa comandado por Jonathan Azevedo (Guilherme Weber).
Ele desenvolveu uma revolucionária fórmula secreta à base de magnésio, sobre a qual Clarice tem interesse. Ela então contrata os dublês Pat (Paola Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado).
Eles conseguem encontrar o documento em uma caverna, mas logo descobrem que Clarice foi assassinada, dando início a investigações.
Produzida pela TV Globo e exibida de maio de 2022 a janeiro de 2023, como uma “novela das sete”.
O folhetim foi escrito por Claudia Souto, com colaboração de Isadora Wilkinson, Júlia Laks, Wendell Bendelack e Zé Dassilva. A direção era de Oscar Francisco, Cadu França, Mayara Aguiar e Matheus Malafaia.
No elenco estavam atores como Paolla Oliveira (protagonista), Marcelo Serrado (protagonista), Taís Araújo (protagonista), Paulo Lessa, Ícaro Silva, Mel Lisboa, Ricardo Pereira e André Luiz Frambach.
Premiação
Além das duas novelas, outras cinco produções brasileiras foram indicadas ao Emmy Internacional.
Até o momento, somente “A Ponte – The Bridge Brasil” trouxe o prêmio para os brasileiros, na categoria de melhor reality show.
O Emmy Internacional Awards é considerado o Oscar da televisão: a maior premiação da indústria televisiva em todo o mundo.