Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em meio à celebração do Jubileu, confira 6 filmes sobre a realeza britânica

    Quer entrar no clima da celebração dos 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II? Confira uma seleção de filmes sobre a monarquia britânica

    Príncipe Charles; Rainha Elizabeth II; Príncipe Louis de Cambridge; Catherine, Duquesa de Cambridge e Princesa Charlote de Cambridge aparecem juntos na sacada do Palácio de Buckingham
    Príncipe Charles; Rainha Elizabeth II; Príncipe Louis de Cambridge; Catherine, Duquesa de Cambridge e Princesa Charlote de Cambridge aparecem juntos na sacada do Palácio de Buckingham Getty Images

    Marina Toledo*da CNN

    O Reino Unido deu início, nesta quinta (2), às celebrações do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II. Aos 96 anos, a monarca completou sete décadas de reinado neste ano, a primeira da família real britânica a realizar tal feito.

    Elizabeth II assumiu o trono aos 25 anos de idade, em 6 de fevereiro de 1952, após a morte do pai, o rei George VI.

    O marco será celebrado com eventos em todo o Reino Unido, que vão até domingo (5). Serão quatro dias de comemoração, com direito a desfiles militares e serviço religioso, festas de rua e shows pop do lado de fora do Palácio de Buckingham.

    Não pode estar lá? Aproveite então para maratonar uma série dedicada ao atual reinado, The Crown, uma das produções mais caras e premiadas da história da Netflix, que estreia a quinta temporada em novembro deste ano. Ou mergulhe na realeza britânica nesta seleção de 6 filmes:

    1. Duas Rainhas (2018)

    “Duas Rainhas” nos leva ao século 15 e narra a disputa entre Mary Stuart e Elizabeth I pelo trono da Inglaterra. Mary foi Rainha da Escócia e Rainha Consorte da França e após a morte do marido, o Rei Francis II da França, em 1560, ela retorna à Escócia decidida a destronar a prima, a rainha da Inglaterra Elizabeth I.

    Dirigido por Josie Rourke, o longa é protagonizado por Margot Robbie e Saoirse Ronan.

    2. Elizabeth (1998)

    O premiado “Elizabeth” retrata o mesmo momento da história que “Duas Rainhas”. Começa em 1559 quando Elizabeth I se torna a única herdeira da coroa da Inglaterra após a morte de Mary Tudor.
    O filme acompanha um recorte da trajetória da rainha no trono, como a pressão para se casar, as ameaças de familiares e o conflito com o Papa.

    Indicado para 10 categorias do BAFTA, 6 do Oscar e 3 do Globo de Ouro, o longa é protagonizado por Cate Blanchett.

    3. Elizabeth: A Era de Ouro (2007)

    Quase 10 anos depois, “Elizabeth” ganhou uma sequência. Nele, a rainha, também interpretada por Cate Blanchett, ainda precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família.

    Dessa vez, Elizabeth tem de lidar como Rei Filipe II da Espanha, que é fiel à Igreja Católica e pretende acabar com o protestantismo da rainha na Inglaterra. Ele recebe ajuda da Maria Stuart, que foi mantida presa por alguns anos pelo trono inglês.

    4. A Jovem Rainha Vitória (2009)

    A história de “A Jovem Rainha Vitória” se passa alguns séculos depois, em 1837.

    Emily Blunt dá vida à rainha Vitória que assumiu o trono aos 18 anos após a morte do tio, o rei William IV. A mãe da monarca e seu companheiro fazem de tudo para influenciar a jovem e tomar seu poder.

    5. Spencer (2021)

    Já “Spencer” se passa em 1991 e retrata o último natal que a princesa Diana passou na propriedade de Sandringham, em Norfolk, no Reino Unido, pouco antes de se separar do príncipe Charles. O filme mostra a tensão entre Lady Di e a família real. A estrela Kristen Stewart interpreta Diana.

    6. A Rainha (2007)

    O premiado “A Rainha” se concentra na repercussão da morte da princesa Diana, em 1997, quando a Rainha Elizabeth II não consegue compreender a reação emocional do público britânico e se fecha com a família real no palácio Balmoral. Após isso, os familiares da monarca percebem que precisam agir para reaproximar a família real da população.