Em clima de nostalgia, Avril Lavigne fará sua estreia no Rock in Rio
Comemorando 20 anos de carreira, esta é a quarta passagem da cantora canadense de 37 anos pelo Brasil
Nesta sexta-feira (9), a cantora Avril Lavigne encerrará sua passagem pelo Brasil com a primeira apresentação dela no Rock in Rio.
Há 20 anos, a canadense surgia no mundo da música ainda adolescente. Com um estilo rebelde, roupas largas, skate no pé e gravata no pescoço, a jovem embalou uma geração com canções que até hoje são algumas das mais pedidas em seus shows.
Esta é a quarta vez que a cantora desembarca no Brasil. Em sua primeira passagem por aqui, em 2005, ela concluía a Bonez Tour – o último concerto da turnê ocorreu em setembro em São Paulo e teve um público de mais de 35 mil pessoas – a maior plateia de sua carreira.
A segunda vez foi em 2011 com a The Black Star Tour. Com cinco shows, Avril se apresentou duas vezes em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. O mesmo ocorreu com a The Avril Lavigne Tour, em 2014.
Agora com sua turnê Love Sux, mesmo nome de seu mais recente álbum, ela promete embalar os fãs com novas canções e com músicas que trazem nostalgia.
O primeiro show desde sua volta ao país, após oito anos longe, aconteceu no Espaço Unimed, em São Paulo, nessa quarta-feira (7), com todos os ingressos vendidos.
Comemorando seus 20 anos de carreira para cerca de 8.000 pessoas, Avril cantou hits como “Complicated”, “Sk8er boi”, “I’m with you”, “Losing Grip”, de seu primeiro álbum, “Let Go”, além de sucessos como “Girilfriend” – cujo videoclipe foi o primeiro a atingir 100 milhões de visualizações no YouTube -, e “What The Hell”.
Ela também cantou “Bite me“, “Love it when you hate me” e “Avalanche“, de seu novo álbum.
Inspiração para nova era pop rock
Mais reservada e com canções mais intimistas, Avril Lavigne fala agora não só sobre términos de relacionamentos, mas também de sua luta pela vida.
Em 2014, ela revelou o diagnóstico da doença de Lyme – causada por uma bactéria, Borrelia burgdorferi, transmitida por carrapatos do gênero Ixodes -, que a fez dar uma pausa na carreira por mais de seis anos.
Jovens da nova era da música pop como Billie Eilish ou Olivia Rodrigo, disseram se inspirar em Avril, assim como Hayley Williams, da banda de rock Paramore.
Em seu Podcast, Hayley afirmou: “Se não fosse pela carreira da Avril, eu duvido que gravadoras dariam qualquer chance para o Paramore. Ela realmente ajudou a fazer uma abertura para nós”.
Geração millennial
Os adolescentes que cresceram nos anos 2000 têm motivos para comemorar nesta sexta-feira. Além da apresentação de Avril, chamada de a “princesa do pop”, o público do Rock in Rio 2022 poderá ver de perto as bandas Green Day e Fall Out Boys.
Avril Lavigne tem atualmente mais de 21 milhões de seguidores no Twitter, 16,6 milhões de ouvintes mensais na plataforma de streaming Spotify e sete álbuns lançados.
E, apesar de atingir todas as idades, a maioria de seus fãs têm entre 20 e 30 anos. Em clima de nostalgia, o que chama atenção é que as duas músicas mais ouvidas no streaming são do seu primeiro álbum, “Let Go”, lançado há 20 anos, em 2002.
“Complicated”, seu primeiro single, tem mais de 565 milhões de players e “Sk8er boi” mais de 390 milhões. Os fãs já estão movimentando as mídias sociais.
No auge dos meus 25 anos deixando a minha versão adolescente realizada pq vou ver a Avril Lavigne no Rock in Rio 🖤
— camomila (@camilanrez) September 9, 2022
Hj é meu dia de rock in rio Avril Lavigne e Fall Out Boy meu eu emo de 2008 vai chorar tanto 🥺🫶🏼🤩😍
— Bonfimᶜʳᶠ 🔴⚫ (@bonfim_caroll) September 9, 2022
hj é show do green day e da avril no rock in rio AAAAA MINHA ADOLESCENCIA EMO
— emily (@agcatnip) September 9, 2022
avril meu ícone rock rebelde da infância 🤘🏻
— 𝑩𝒓𝒆𝒏𝒅𝒂 𝑪𝒐𝒓𝒅𝒆𝒊𝒓𝒐 (@brendacr) September 9, 2022