Ecossexual, pansexual, demissexual: entenda como os famosos se identificam
Celebridades falam cada vez mais abertamente sobre as próprias orientações sexuais, mas alguns termos ainda geram dúvidas; conheça algumas dessas denominações
Cada vez mais, as diferentes sexualidades têm sido compartilhadas, debatidas e representadas. Na mesma medida, celebridades vêm a público para expressar suas mais diversas formas de amar.
Recentemente, o ator Sergio Marone revelou se identificar como ecossexual, ou seja, uma pessoa que sente profundo amor e atração pela natureza. Mas ele não foi o único que expressou a própria sexualidade e gerou dúvidas sobre o significado por trás do termo e o que ele representa.
Confira outros famosos e suas expressões de sexualidade:
Giovanna Ewbank
Em setembro de 2022, a atriz contou durante o seu podcast com Fernanda Paes Leme que, antes de Bruno Gagliasso – com quem é casada há 12 anos – se relacionou intimamente com outros quatro homens e que não sentia vontade de estar com outras pessoas, se não houvesse um vínculo.
De acordo com o “Demisexuality Resource Center”, centro de pesquisas especializado no assunto, “demissexual” é uma orientação em que a pessoa que só sente atração sexual por pessoas com quem tem algum tipo de conexão emocional.
Reynaldo Gianecchini
Em 2020, o ator falou abertamente sobre sua sexualidade e contou ser pansexual. Muitas vezes confundido com a bissexualidade, o termo pansexual vai além do desejo sexual por homens ou mulheres e engloba também a atração por pessoas trans não-binárias – aquelas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino.
“Dizem que sou gay, mas não me considero assim. Eu me considero tudo ao mesmo tempo. Se existir uma palavra para mim, então é ‘pan'”, afirmou Gianecchini à agência de notícias Efe. Ele já chegou em outros momentos e recusar ‘rótulos’.
Cara Delevingne
Uma das modelos mais requisitadas da atualidade, Cara Delevigne contou, em entrevista à Variety, também ser pansexual. “Acho que sempre serei pansexual. Independente se alguém se define ‘ele’ ou ‘ela’, eu me apaixono pela pessoa – e é isso. Estou atraída pela pessoa.”, afirmou.
Anitta
Aberta em relação à própria sexualidade, Anitta nunca escondeu que já se relacionou com mulheres e levanta a bandeira da bissexualidade.
O termo bissexual engloba todos os que sentem atração pelos gêneros feminino e masculino.
Miley Cyrus
A cantora americana também faz parte do extenso grupo de celebridades que levantam a bandeira da pansexualidade. Ela já chegou a afirmar que, a partir do momento em que começou a entender melhor seu gênero, passou a compreender também sua sexualidade.
“[Após me envolver com pessoas não-binárias] Fiquei tipo, ‘Oh, é por isso que não me sinto hétero e não me sinto gay. É porque não sou’.”, contou Miley à Variety.
Frank Ocean
Em 2012, o cantor escreveu uma carta aberta sobre o amor que sentia por outro homem. Desde então, ele demonstra abertamente a própria bissexualidade.
Bela Gil
A apresentadora contou ser sapiossexual em novembro de 2022. A sapiosexualidade indica a atração sexual por pessoas inteligentes, independente da aparência física.
“Eu sou sapiossexual, eu me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, megabonita. Então, assim… Para que eu vou botar silicone, entendeu? Deixa eu ler um livro porque vai funcionar muito mais”, contou ao canal “Mil e Uma Tretas”, de Julia Faria e Thaila Ayala.
Iza
A cantora Iza é mais uma das celebridades que se identifica com a orientação demissexual. Ao podcast “Quem Pode, Pod”, Iza contou em 2022 que sente que precisa de um vínculo para se envolver sexualmente com o parceiro. “Demora muito para eu querer transar com alguém, só se eu tiver realmente uma conexão com a pessoa”, afirmou.