Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    D’Wayne Wiggins, da banda Tony! Toni! Toné!, morre aos 64 anos

    Guitarrista lutava contra o câncer e teve complicações médicas na última semana

    Lisa Respers Franceda CNN

    O guitarrista e cantor D’Wayne Wiggins, do grupo de R&B Tony! Toni! Toné!, morreu aos 64 anos. Segundo publicação feita pela família do músico no perfil da banda, ele morreu após uma batalha contra o câncer.

    “Com corações partidos, nós compartilhamos com vocês que nosso amado D’Wayne morreu nesta manhã rodeado por sua família e pessoas próximas”, consta no comunicado. “No último ano, ele estava lutando de forma privada e corajosa contra câncer de bexiga. Ao longo de sua luta, ele continuou comprometido e presente para sua família, sua música, seus fãs e sua comunidade.”

    Wiggins foi um dos co-fundadores do grupo, que inclui seu meio-irmão, o baixista Raphael Saadig, e seu primo Timothy Christian Riley, na bateria e nos teclados. Tony! Toni! Toné! foi formada em Oakland, na Califórnia, em 1986, com seu primeiro single “One Night Stand” lançado em 1987.

    Em 1988, eles lançaram o álbum “Who?” e o sucesso “Little Walter”.

     

    A banda se tornou uma das percursoras do movimento New Jack Swing nas décadas de 1980 e 1990. Seus hits, incluindo “Feels Good”, “Whatever You Want”, “Anniversary”, “It Never Rains (in Southern California)” e “Just Me and You”, hoje são considerados clássicos.

    Os três músicos eventualmente se separaram para seguir carreira solo, mas se mantiveram próximos, o que não ocorreu com muitos outros grupos que nem eles.

    “Não existe nada como estar em casa e estar no palco junto é como estar na sala de casa”, disse Wiggins em entrevista à CNN em 2023, quando o grupo voltou em uma turnê de 25 anos. “Timing é tudo.”

    Ele também disse que aprendeu com artistas como Earth Wind and Fire para aprimorar sua arte com o tempo. “É sobre criar uma marca. Não existem muitos artistas de R&B e hip-hop que entendem isso, mas nós sim.”

    Ainda no comunicado de morte, a família refletiu sobre o impacto de D’Wayne Wiggins. “A vida de D’Wayne foi incomparável e sua música e serviço impactaram milhões ao redor do mundo, incluindo em sua cidade natal de Oakland, na Califória”, escreveram. “Ele era um guitarrista, produtor, compositor, filantropo, mentor e membro-fundador de Tony! Toni! Toné!. Ele era muito apaixonado em providenciar desenvolvimento e mentoria para artistas e músicos emergentes, ajudando a influenciar a carreira de muitos.”

    Wiggins também ajudou a formar o início de carreira de artistas como Destiny’s Child, H.E.R, Keyshia Cole e Alicia Keys.

    “Ele criou santuários musicais para artistas consolidados e emergentes para cultivar seus talentos em estúdios e palcos onde suas sessões musicais noturnas eram lendárias”, disse a família em comunicado enviado à CNN na tarde desta sexta-feira (7). “Estamos planejando o funeral para que a gente possa honrar sua vida e legado pioneiro. Nós compartilharemos mais informações assim que as tivermos.”

    O anúncio da morte ocorre dias após uma publicação em que a banda avisou que Wiggins estava passando por “complicações médicas”.

    Tópicos