“Duna: Parte 2”: trilha de Hans Zimmer está inelegível ao Oscar 2025, diz site
Trilha reutiliza mais de 20% das composições do primeiro filme
O filme “Duna: Parte 2” promete ser um dos grandes títulos da Warner Bros. para o Oscar 2025. No entanto, segundo o Variety, a continuação de Denis Villeneuve não poderá ser indicado na categoria de Melhor Trilha.
O site informa que a trilha sonora composta por Hans Zimmer (“Gladiador”) infringe as regras da Academia por exceder o limite de música pré-existente permitido. Por esse motivo, a produção não pode ser indicada na categoria de melhor trilha sonora original.
A regra da Academia determina que, em sequências e franquias, a trilha sonora não deve reutilizar mais de 20% de temas ou músicas já existentes de obras anteriores da mesma série. Como a composição de Zimmer para “Duna: 2” reaproveita uma parte significativa de trilha do primeiro filme, ela não se enquadra nos critérios de elegibilidade.
No entanto, a trilha poderá ser indicada a outros prêmios, como o Globo de Ouro ou ao BAFTA. No entanto, Zimmer terá chance de ser indicado na categoria pelo seu trabalho em “Blitz“, novo filme com Saoirse Ronan.
“Duna” é baseado na saga literária de Frank Herbert, composta por seis livros. O primeiro livro já foi adaptado para o cinema antes, em 1984, por David Lych. Veja abaixo a comparação dos personagens da adaptação de Villeneuve e Lynch.
Assista ao trailer de “Duna 2”
Veja imagens de Duna: Parte 2
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”6428724″ title_galeria=”“Duna”: Compare personagens da nova adaptação com elenco original”/]