Duas escolas do Rio de Janeiro já têm enredo para 2025; saiba quais
Grande Rio falará sobre o Pará e a Beija-Flor contará a história de Laíla, um dos mais lendários sambistas da escola
Duas das 12 agremiações que farão parte do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2025 já anunciaram seus enredos: a Acadêmicos do Grande Rio e a Beija-Flor de Nilópolis.
A azul e branco de Nilópolis anunciou na quarta-feira (28), em suas redes sociais, que terá Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, como seu enredo no próximo desfile. O sambista foi um dos maiores diretores de carnaval e de harmonia da história das escolas de samba e morreu em 2021, vítima da Covid-19.
Laíla esteve em 13 dos 14 títulos da Beija-Flor de Nilópolis e foi o principal nome da segunda era de ouro da escola, entre 1998 e 2018, quando a agremiação conquistou nove títulos (1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2011, 2015 e 2018).
O anúncio foi comemorado por Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola desde 1976, nos comentários da publicação no Instagram.
“Fiquei imensamente feliz de ver essa homenagem ao grande diretor de carnaval de todos os tempos”, escreveu o cantor. “Laíla fez história por onde passou, e seu legado ficará para as futuras gerações!”
A Beija-Flor conquistou apenas um oitavo lugar no Carnaval de 2024, o que equivale à segunda pior colocação da escola desde sua volta definitiva à elite do Carnaval carioca, em 1974.
A Grande Rio, escola de Duque de Caxias, já havia tido seu enredo anunciado por Helder Barbalho, governador do Pará. Em publicação feita no Instagram, o político afirmou que o estado será o tema que a tricolor levará para a Sapucaí em 2025.
“O Pará vai ser homenageado pela @granderio no carnaval do ano que vem. O anúncio vai ser feito logo mais na Sapucaí”, declarou Barbalho com a Praia de Copacabana ao fundo.
O anúncio do governador foi posteriormente confirmar por Milton Perácio, fundador e presidente-administrativo da escola, minutos antes do desfile deste ano no microfone da Sapucaí. A Grande Rio foi a terceira colocada do Carnaval de 2024, ficando atrás apenas da campeã Unidos do Viradouro e da Imperatriz Leopoldinense.
Helder Barbalho adiantou ainda que o Governo do Pará patrocinará o desfile das escolas de Belém em 2025.