Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Do JN a Mister M: os 5 momentos mais marcantes da carreira de Cid Moreira

    Jornalista e locutor faleceu na manhã desta quinta-feira (3)

    Flávio Pintocolaboração para a CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='10930871' html_id_prefix='featured_' ]

    Na manhã desta quinta-feira (3), o jornalista e locutor Cid Moreira faleceu aos 97 anos. Com uma carreira prolífica no jornalismo e na televisão desde 1947, o paulista de Taubaté foi um dos nomes mais importantes da bancada do Jornal Nacional, o noticiário da Rede Globo.

    Um dos elementos que também destacou sua carreira foi sua voz marcante e grave, que o tornou uma referência na locução de diversos projetos. Dentre eles, a narração da Bíblia, intitulada “A Bíblia Narrada por Cid Moreira“, se destaca como um dos maiores sucessos comerciais do país. Conheça aqui a trajetória do apresentador.

    Em homenagem à vida e à carreira de Cid Moreira, a CNN destacou cinco momentos importantes de sua trajetória profissional.

    Relembre os momentos mais marcantes da carreira de Cid Moreira:

    • “Boa noite”

    Cid Moreira fez parte da primeira equipe do Jornal Nacional, que estreou em setembro de 1969. Ele apresentou o telejornal diariamente por 26 anos, ao lado de Hilton Gomes, totalizando mais de oito mil “boa noite“.

    Em uma entrevista ao “Programa do Bial” em 2020, Moreira relembrou um momento marcante: sua despedida do público em 1987, quando não fez o tradicional “boa noite” em respeito à morte de Carlos Drummond de Andrade. “Não falei nada para ninguém. Chamei o operador de áudio e disse: ‘Olha, no final, eu vou sussurrar’. Foi, modéstia à parte, um sucesso”, contou ele.

    O bordão também inspirou o título do documentário que narra a sua história.

    • Antigo recorde 

    Como mencionado anteriormente, Moreira fez parte da bancada de um dos telejornais mais tradicionais do Brasil por 27 anos, uma trajetória que lhe rendeu uma menção no “Guinness World Records“, o famoso “Livro dos Recordes”, como o jornalista que ficou mais tempo à frente de um telejornal.

    No entanto, esse recorde não pertence mais a ele. Em 2016, o americano Don Alhart, âncora da ABC, superou Cid na marca de permanência à frente de um telejornal.

    • Mister M.

    Pouco tempo após deixar a atração diária, Moreira foi transferido para o “Fantástico“. Durante os anos 1990, ele ficou responsável por apresentar um dos quadros mais aguardados pelos brasileiros aos domingos: os truques e ilusões do mágico Mister M, o mágico americano vivido por Val Valentino.

    O principal atrativo desse quadro era a revelação dos segredos que os mágicos não queriam que o público descobrisse.

    • Bíblia

    Outra das conquistas mais marcantes na carreira de Cid Moreira foi a leitura da Bíblia, tido como o livro mais vendido de todos os tempos. Ele ganhou notoriedade ao lançar, em 2001, a gravação em áudio do texto cristão completo, intitulada “A Bíblia Narrada por Cid Moreira”.

    Desde então, os CDs geraram mais de R$ 60 milhões em lucros. Alguns trechos de sua narração estão disponíveis em plataformas de streaming.

    Em 2023, durante uma participação no podcast PodPeople, Moreira relembrou como recebeu o convite para narrar a Bíblia de forma inesperada: “Eu estava saindo para jogar tênis quando me ligaram, convidando-me para ler os textos mais populares da Bíblia, do Novo Testamento”, contou ele.

    • Retorno 

    Em 2015, Cid Moreira e seu ex-parceiro de bancada, Sérgio Chapelin, fizeram uma aparição simbólica no “Jornal Nacional” em homenagem aos 50 anos da Rede Globo.

    Durante a ocasião, os dois âncoras foram homenageados pela emissora e “substituíram” temporariamente os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos.

    Veja também: Voz de Cid Moreira é a mais famosa do Brasil, diz Pedro Duran

    Cid Moreira: conheça a trajetória do locutor e jornalista

    Tópicos