Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Diretor vencedor do Oscar, Christopher Nolan revela filme favorito de 2024

    Britânico é responsável por títulos como "Interestelar", "A Origem", "Batman Begins" e "Oppenheimer"

    Marina Toledoda CNN

    O diretor vencedor do Oscar Christopher Nolan, 54, revelou à Variety que seu filme preferido de 2024 foi “Gladiador 2”, de Ridley Scott, 87. O britânico exaltou o “brilhantismo” e as inovações do colega.

    “No primeiro ‘Gladiador’, Maximus nos pergunta: ‘Vocês não estão entretidos?’ e somos confrontados com a verdade sobre o porquê visitamos o Coliseu nos filme. Scott sabe que não estamos lá para obter informações sobre a cultura romana; estamos lá para ver nossos desejos sombrios de uma forma confortável. Ele é um diretor experiente demais para ser pego fazendo paralelos com o nosso tempo. Ele deixa o mundo de “Gladiador 2” falar por si”, começou. 

    “Por que existem tubarões no Coliseu? Porque nós os exigimos e Scott os dá com maestria para nós. Ao revelar como os jogos são usados ​​para manipular a opinião pública, não podemos deixar de ver sombras da nossa própria arena pública”, continuou, falando sobre a trama do segundo filme

    “Como as melhores sequências tão esperadas, ‘Gladiador 2’ é um remake e uma sequência em um só, e é uma prova do brilhantismo de Scott que ele consegue equilibrar o pathos individual do original com as demandas expansionistas do tema central da sequência, trazendo uma vida inteira de experiência no controle do tom”, afirmou. 

    Além da narrativa, Nolan destacou a direção de Ridley Scott, como o uso da câmera e a importância do design de produção.

    “Scott eleva o jogo com a encenação de sua ação – sua mise-en-scène incrível, hiperobservadora e multicâmera (tão diferente do original). O efeito não é apenas entreter, mas levar-nos à consciência dos temas do filme. Poucos cineastas trabalharam de forma tão invisível em vários níveis. Em filmes de ‘Blade Runner’ a ‘Thelma e Louise’ e ‘Gladiador 2’, a densidade visual da arte de Scott serve de contraste para sua clareza temática subjacente”, disse.

    “As inovações visuais que ele e seus colegas diretores da publicidade britânica da década de 1970 trouxeram para o cinema foram muitas vezes descartadas como superficiais, mas os críticos da época não entenderam – a fotografia luxuosa e o design meticuloso trouxeram uma nova profundidade à linguagem visual dos filmes. Isso nunca foi tão claro como na magistral cena de abertura de ‘Gladiador 2’, onde a mão de Paul Mescal embala suavemente o grão colhido do trigo oscilante do filme original”, finalizou.

    Qual a história de “Gladiador 2”?

    Gladiador 2 é ambientado 16 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, em que Maximus (Russell Crowe), um poderoso general romano, desperta a ira do filho de Marcus Aurelius (Richard Harris), Commodus (Joaquin Phoenix), antes da morte do imperador. Quando o herdeiro toma o poder, ele é sentenciado à morte, no entanto, consegue fugir e passa a se esconder como um escravo e gladiador enquanto vai atrás de vingança.

    A nova trama é centrada em Lucius, filho de Lucilla e sobrinho de Commodus, que se inspirava em Maximus. No primeiro filme, o personagem é uma criança, interpretada por Spencer Treat Clark. Agora, Paul Mescal dá vida ao protagonista.

    Quando ele ainda era jovem, Lucila o enviou para uma região chamada Numídia, na costa norte da África. Mais velho, ele vive a vida como um bárbaro até que os conquistadores de sua terra natal invadem seu novo lar, sob liderança de um general romano. Ele se torna um prisioneiro de guerra e é comprado por um mercenário, sendo forçado a lutar no Coliseu e se tornar um gladiador. 

    Elenco de “Gladiador 2”

    Quem é quem em “Gladiador 2”? Conheça os personagens do filme

    Veja também: Paul Mescal dá detalhes de “Gladiador 2”

    Assista ao trailer de “Gladiador 2”:

    Veja também: além de “Gladiador 2”, veja outros filmes de Ridley Scott

    Tópicos