Diretor de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” já ganhou o Oscar; conheça
Também responsável pelo longa "Gravidade", mexicano já trabalhou em produções com várias indicações a prêmios
Alfonso Cuarón, diretor de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban“, foi indicado a prêmios pela participação em outros filmes fora da franquia. O mexicano é um dos dez diretores a receber o Globo de Ouro, o Directors Guild of America Awards, o Bafta e o Oscar na categoria de “Melhor Diretor” para o mesmo filme, com “Gravidade” e “Roma”.
Recentemente, o diretor comentou que hesitou em aceitar o filme da franquia de Harry Potter por não estar familiarizado pela história. “Eu não conhecia muito bem o universo de Potter e fiquei surpreso ao receber [o convite]. Fiquei confuso porque isso não estava no meu radar”, comentou em uma entrevista à Total Film.
No começo de sua carreira o longa “Sólo con tu pareja” — dirigido enquanto morava no México — fez sucesso com a crítica, ocasionando um convite de produtores de Hollywood para Cuarón trabalhar em alguns programas de televisão nos Estados Unidos.
Após isso, assinou um contrato com a Warner Brothers para dirigir “A Lente do Amor” — produção com Meg Ryan e Matthew Broderick no elenco –, entretanto o diretor se interessou mais no roteiro de “A Princesinha”, filme com duas indicações ao Oscar de 1996.
Os filmes que o mexicano dirigiu foram indicados a 11 Oscars, tendo recebido cinco deles. Cuarón ganhou como “Melhor Diretor” no Oscar e no Globo de Ouro em 2014 com o filme “Gravity” e em 2019 com “Roma”. Além dessas, levou troféus nos prêmios Bafta e Critics’ Choice Movie.
“Eu vou te passar herpes”, Sandra Bullock
Em 2013, quando foi receber o Globo de Ouro para “Gravidade”, pediu desculpas para Sandra Bullock por uma confusão no set de filmagem, quando assustou a atriz. Cuarón contou no palco que quando tentou falar “I’m going to give you [an] ear piece” (“Eu vou te dar um fone de ouvido”) e a protagonista entendeu “I’m going to give you herpes” (“Eu vou te passar herpes”), pela similaridade dos sons em inglês intensificado pelo sotaque do diretor.
Filmografia de direção
- “Roma” (2018)
- “Gravity” (2013)
- “Children of Men” (2006)
- “Paris, je t’aime” (2005)
- “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004)
- “Y tu mamá también” (2001)
- “Great Expectations” (1998)
- “A Little Princess” (1995)
- “Sólo con tu pareja” (1991)
*Com informações de Fernanda Pinotti