Diretor de “Duna”, Denis Villeneuve quer fazer um filme mudo; entenda
Em uma entrevista no início do ano, o diretor já havia afirmado que não aprecia diálogos
O diretor de “Duna”, Denis Villeneuve, 57, tem a intenção de dirigir um filme mudo algum dia. “Eu amo diálogos, mas não [sempre] no cinema”, disse o realizador durante o Festival de Cinema de Londres.
“Espero que, um dia, consiga realizar um filme sem o uso de diálogos”, ele comentou. “Procuro, sempre que posso, aproveitar a força das imagens.”
Anteriormente, o diretor já havia comentado sobre sua visão. Em uma entrevista ao The Times no início do ano, ele declarou: “Francamente, eu não gosto de diálogos. Diálogos são para o teatro e a televisão. Não me lembro de filmes por causa de uma boa linha; lembro-me deles por uma imagem impactante. Não tenho interesse em diálogos. O verdadeiro poder do cinema está na imagem pura e no som, mas isso não é algo evidente ao assistir aos filmes de hoje.”
Recentemente, Villeneuve também revelou seus planos para “Duna”. Ele explicou que, embora esteja desenvolvendo o roteiro de “O Messias de Duna’, os filmes não formarão uma trilogia.
“Primeiro, é importante que as pessoas entendam que para mim foi realmente um díptico. Foi realmente uma dupla de filmes que é uma a adaptação do primeiro livro. Isso está feito e pronto”, disse. “Se eu fizer um terceiro, que está em processo de escrita, não será como uma trilogia. É estranho dizer isso, mas se eu voltar lá, é para fazer algo que pareça diferente e que tenha identidade própria”.
Os títulos são baseados na saga literária de Frank Herbert, composta por seis livros. O primeiro livro já foi adaptado para o cinema antes, em 1984, por David Lynch. Veja abaixo a comparação dos personagens da adaptação de Villeneuve e Lynch.
Veja imagens de “Duna: Parte 2”
- 1 de 12
O protagonista de "Duna", Paul Atreides, interpretado por Kyle MacLachlan na primeira adaptação da saga e por Timothée Chalamet atualmente. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 2 de 12
Chani Kynes foi interpretada pela atriz Sean Young na primeira adaptação e por Zendaya atualmente. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 3 de 12
A princesa Irulan foi vivida por Virginia Madsen na primeira versão de "Duna" e por Florence Pugh na versão mais recente. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
-
- 4 de 12
Feyd-Rautha Harkonnen foi interpretado pelo músico Sting em 1980, e hoje é vivido por Austin Butler. • Nancy Moran/Sygma via Getty Images e Reprodução/Warner Bros.
- 5 de 12
Barão Vladimir Harkonnen vivido por Kenneth McMillan na primeira adaptação de "Duna" e por Stellan Skarsgard atualmente. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 6 de 12
Lady Jessica, a mãe do protagonista Paul Atreides, foi interpretada por Francesca Annis nos anos 1980 e atualmente pela atriz Rebecca Ferguson. • Nancy Moran/Sygma via Getty Images e Reprodução/Warner Bros.
-
- 7 de 12
Wellington Yueh vivido por Dean Stockwell na primeira versão e por Chang Chen hoje. • Nancy Moran/Sygma via Getty Images e Reprodução/Warner Bros.
- 8 de 12
O duque Leto Atreides, pai do protagonista, foi interpretado por Jürgen Prochnow e por Oscar Isaac. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 9 de 12
Gurney Halleck ganhou vida com o ator Patrick Stewart nos anos 1980 e hoje é interpretado por Josh Brolin. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
-
- 10 de 12
O personagem de Liet Kynes foi interpretado por Max von Sydow na primeira versão e ganha vida com a atriz Sharon Duncan-Brewster nesta. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 11 de 12
Rabban Harkonnen foi vivido por Paul L. Smith e, hoje, por Dave Bautista. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 12 de 12
Stilgar, interpretado por Everett McGill e Javier Bardem. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
-
Denis Villeneuve diz que “Duna” não será uma trilogia; entenda