Dia do Cinema Brasileiro: conheça filmes nacionais que fizeram história
De "Limite" (1931) a "Bacurau" (2019), Brasil conta com uma filmografia rica e reconhecida internacionalmente
O Dia do Cinema Brasileiro é anualmente celebrado no dia 19 de junho e, para comemorar a data, a CNN listou 14 produções emblemáticas do cinema nacional, de “Limite” (1931) a “Bacurau” (2019). Veja abaixo.
- Limite (1931)
Produção de Mário Peixoto encabeça a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Na trama, duas mulheres e um homem em um pequeno barco à deriva relembram seu passado recente. Uma das mulheres escapou da prisão; a outra estava desesperada; e o homem tinha perdido sua amante. Cansados, eles param de remar e se conformam com a morte.
Elenco: Olga Breno, Taciana Rey, Raul Schnoor
- O Pagador de Promessas (1962)
“O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, é o único filme brasileiro a ganhar o prêmio máximo do Festival de Cannes, a Palma de Ouro. A produção também chegou a ser indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 1963.
O longa é baseado na peça teatral homônima do dramaturgo Dias Gomes e acompanha Zé do Burro, um homem humilde, que enfrenta a intransigência da igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso.
Elenco: Leonardo Villar, Glória Menezes, Geraldo Del Rey
- Vidas Secas (1963)
A adaptação de Nelson Pereira dos Santos do clássico de Graciliano Ramos teve uma exibição especial no Festival de Cannes e foi indicado ao British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca.
A trama acompanha uma família pobre da região seca do Nordeste e sua luta diária por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades do ambiente árido em que vive.
Elenco: Orlando Macedo, Jofre Soares, Átila Iório
- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
A obra de Glauber Rocha é considerada um marco do cinema novo e concorreu ao Grand Prix no Festival de Cannes.
Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa, juntando-se aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento. Porém, ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato.
Enquanto isso, Antônio das Mortes, um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
Elenco: Geraldo Del Rey, Lidio Silva, Othon Bastos
- São Paulo S/A (1965)
Um inspetor de uma grande montadora paulista progride até se tornar sócio de uma fábrica de autopeças. Mas, apesar de ter uma vida profissional e afetiva estável, não suporta o ritmo da grande engrenagem.
Elenco: Eva Wilma, Walmor Chagas, Ana Esmeralda
- O Bandido da Luz Vermelha (1968)
Na trama Rogério Sganzerla, o assaltante João Acácio Pereira da Costa, conhecido como Bandido da Luz Vermelha, assalta residências, realiza fugas ousadas e gasta o dinheiro de forma extravagante. Porém, uma vez encurralado, recorre a medidas extremas.
Elenco: Paulo Villaça, Helena Ignez, Sônia Braga
- Macunaíma (1969)
Joaquim Pedro de Andrade adaptou a obra de Mário de Andrade, que narra as aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Dina Sfat
- Eles Não Usam Black-tie (1981)
Leon Hirszman levou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza com “Eles Não Usam Black-tie”.
Na trama, Otávio é um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir às práticas exploradoras de uma metalúrgica, na qual seu filho Tião também trabalha. Mas, com a namorada grávida, o jovem resiste à greve para não perder o emprego.
Elenco: Gianfranceso Guarnieri, Milton Gonçalves, Fernanda Montenegro
- Ilha das Flores (1989)
Jorge Furtado dirigiu e escreveu “o melhor curta-metragem brasileiro da história”, segundo a Abraccine.
O documentário explora a desigualdade social, ausência de políticas públicas em relação a pobreza e a produção de lixo desenfreada.
Um dos filmes brasileiro com o maior reconhecimento internacional, a produção de Walter Salles entrou para a história do cinema e recebeu diversas indicações a prêmios importantes do cinema, como Oscar, César, Bafta, Globo de Ouro e mais.
Na trama, Dora é uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra
- Cidade de Deus (2002)
Fernando Meirelles e Kátia Lund também colocaram o Brasil no circuito internacional com “Cidades de Deus”, que recebeu quatro indicações ao Oscar.
O filme segue Buscapé, um jovem pobre que cresceu em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Com o intuito de fugir dessa realidade, Buscapé se dedica à fotografia. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive.
Elenco: Alexandre Rodrigues, Alice Braga, Douglas Silva
- Tropa de Elite (2007)
José Padilha ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim com o filme que acompanha Nascimento, capitão da Tropa de Elite do Rio de Janeiro, que é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão apaziguar o Morro do Turano. Ele precisa cumprir as ordens enquanto procura por um substituto para ficar em seu lugar. Em meio a um tiroteio, Nascimento e sua equipe resgatam Neto e Matias, dois aspirantes a oficiais da PM. Ansiosos para entrar em ação, os dois se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite.
Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira
- Minha Mãe É Uma Peça (2013)
Responsável por uma das maiores bilheterias nacionais, o filme protagonizado por Paulo Gustavo ganhou duas continuações.
Dona Hermínia é uma senhora de meia-idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mulher mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano. Um dia, após descobrir que eles a consideram chata, ela resolve sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos preocupados.
Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier
- Bacurau (2019)
Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles ganharam o Prêmio do Júri no Festival de Cannes com “Bacurau”.
Na trama, os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Elenco: Sônia Braga, Silvero Pereira, Bárbara Colen