Dia das Mães: relembre 7 músicas sertanejas para homenagear a sua
"No Dia em Que Eu Saí de Casa", de Zezé Di Camargo e Luciano, por exemplo, é um clássico do gênero
Neste domingo (12), é celebrado o Dia das Mães. E para prestar homenagens, algumas músicas são resgatadas pela memória do público para que sejam dedicadas às mães.
Na música sertaneja, artistas da velha e nova geração cantaram sobre conselhos, conversas e saudade das genitoras.
A dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, por exemplo, possuem referências marcantes que remetem a história de seus pais.
Enquanto o filme “2 Filhos de Francisco” conta a história do pai da dupla, Francisco Camargo, e seu o sonho de transformar um dos filhos em uma estrela da música sertaneja, a música “No Dia em Que Eu Saí de Casa” fala sobre a angústia de uma mãe que vê os filhos partindo.
Quanto a nova geração da música sertaneja, Ana Castela bombou no início da carreira com a faixa “Dona de Mim”.
Seguindo o empoderamento do movimento feminejo, na faixa a Boiadeira revela um conselho da mãe sobrec conquistar sua independência como mulher.
Confira 7 músicas sertanejas para homenagear sua mãe neste domingo (12):
Dona de Mim – Ana Castela
Lançada em 2022 por Ana Castela, “Dona de Mim” faz referência ao universo agro vivido pela sertaneja. Um dos marcos do início da carreira da cantora, o hit tem como refrão o conselho de mãe ao ver a filha sair de casa. “E no dia que eu saí de casa, minha mãe me disse/Eu criei filha minha pra ser boiadeira/
Na volta desse mundo, não ficar por baixo/Não vai ter frescurinha pra abrir porteira/E nunca nessa vida depender de macho”, canta Ana Castela.Anjos Não Têm Cópia – Gustavo Mioto
Na canção “Anjos Não Têm Cópia”, lançada por Gustavo Mioto em 2020, o cantor relembra os cuidados de uma mãe e revela a saudade ao perceber que não a tem mais por perto. Ao mesmo tempo em que se arrepende das brigas enquanto era adolescente, o eu lírico agradece pelos ensinamentos de sua progenitora.
Ciclo – Jorge e Mateus
A dupla sertaneja Jorge e Mateus também homenageia a figura materna em uma de suas canções. “Ciclo” é uma reflexão das fases da vida e sobre a demora de aprendizado de alguns ensinamentos da genitora. “Mãe, a vida me forçou a aprender/Tudo aquilo que ouvia de você”, diz parte da letra.
No Dia em Que Eu Saí de Casa – Zezé Di Camargo e Luciano
Uma das grandes faixas do sertanejo raiz, “No Dia em Que Eu Saí de Casa”, de Zezé Di Camargo e Luciano foi lançada em 1995. A letra fala sobre a despedida entre um filho e sua mãe. Assim como a angústia da mãe da dupla é exposta no filme “2 Filhos de Francisco”, devido a carreira que lhes obriga a “voar”, o sentimento também é exposto na canção. “Eu bem queria continuar ali/Mas o destino quis me contrariar/E o olhar de minha mãe na porta/Eu deixei chorando a me abençoar”, cantam a dupla.
Mãe – Gusttavo Lima
Há sete anos, o cantor Gusttavo Lima fazia uma homenagem ao Dia das Mães, com a canção “Mãe”. Na letra, o sertanejo fala sobre a solitude na estrada e a desilusão com o sucesso que tanto almejava, além de pedir colo. Em 2015, a mãe do cantor, Sebastiana Batista, morreu dias após o artista se casar com a modelo Andressa Suíta.
Obrigado, Mãe – Naiara Azevedo
A cantora sertaneja Naiara Azevedo também já homenageou a figura materna na canção “Obrigado, Mãe”. Lançada há dez anos, a faixa valoriza a vida gerada pela genitora. “Mãe é aquela que gera, é aquela que ama/ É aquela que canta canção de ninar”, canta a cantora.
Mãe Sertaneja – Tonico e Tinoco
De volta a velha guarda do gênero, Tonico e Tinoco cantaram sobre a “mãe sertaneja”, intitulando-as como “carinhosa” e com hábitos como “rezar baixinho”.