Deserto Particular chega aos cinemas nesta quinta-feira (25)
Longa dirigido por Aly Muritiba é o escolhido pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2022
O filme Deserto Particular, do diretor Aly Muritiba, estreia nesta quinta-feira (25) no Brasil. Este é o longa brasileiro escolhido para tentar uma vaga no Oscar 2022.
O filme foi enviado à Academia de Cinema de Hollywood e poderá ser um dos indicados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Apenas cinco produções cinematográficas de todo o mundo serão selecionadas.
“Se acontecer, vou ficar super feliz. E se não acontecer está tudo certo. O importante é que o filme já está encontrando o público aqui no Brasil e em alguns lugares do mundo, e está tocando muitas pessoas”, disse o diretor à CNN.
Para o presidente do Comitê da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA), Leonardo Edde, Deserto Particular é uma mensagem do Brasil para o mundo.
“Acho que o filme vem em uma hora certa. Ele apresenta o Brasil nesse sentido, é uma mensagem do audiovisual brasileiro para a gente ter mais amor, mais paixão, compaixão e empatia com os nossos.”
O Brasil não é indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desde 1999, quando Central do Brasil, obra de Walter Salles, concorreu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro.
Deserto Particular tem como protagonista um policial exemplar, Daniel, que acaba cometendo um grave erro que coloca em risco sua carreira e sua honra. O filme se passa em Curitiba e trata ainda de um relacionamento de Daniel com Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente.
“Tenho sentido, nas sessões públicas que o filme é feito, que os espectadores têm reagido de uma maneira muito positiva ao filme porque acredito que estamos todos muito necessitados de abraço, de afeto, de carinho e o filme oferece isso”, contou Muritiba.