Denis Villeneuve proíbe celulares em seus sets: “Todos devem estar concentrados”
Diretor de "Duna" tem uma política rígida quanto ao uso de eletrônicos em seus sets de filmagem


Caso você tenha a oportunidade de visitar um set de filmagem de Denis Villeneuve, 57, deixe o celular em casa. O cineasta de “Duna” contou ao LA Times que o uso de celulares é proibido em seus sets.
“Assim como um pintor deve se concentrar totalmente na cor que está aplicando na tela, ou um dançarino no movimento que está fazendo, para um cineasta, essa atenção precisa ser compartilhada por toda a equipe”, iniciou o diretor.
“Todos devem estar concentrados, atentos e em sintonia uns com os outros. Por isso, não permito o uso de celulares no meu set desde o primeiro dia. A regra é simples: quando o ‘corta’ é dado, ninguém deve estar distraído, olhando o Facebook no celular”.
Ele ainda disse: “Eu sou como qualquer outra pessoa. Existe algo viciante em ter acesso a qualquer informação, música ou livro o tempo todo. É algo compulsivo, quase como uma droga. Muitas vezes, tenho vontade de me desconectar. Seria como respirar um ar puro.” Este ano, o realizador tem grandes chances de ser indicado ao Oscar por “Duna: Parte 2“.
Recentemente, o diretor comentou que “Duna” não será uma trilogia. “Primeiro, é importante que as pessoas entendam que para mim foi realmente um díptico. Foi realmente uma dupla de filmes que é uma a adaptação do primeiro livro. Isso está feito e pronto”, disse.
“Se eu fizer um terceiro, que está em processo de escrita, não será como uma trilogia. É estranho dizer isso, mas se eu voltar lá, é para fazer algo que pareça diferente e que tenha identidade própria”, continuou. Ele também já havia afirmado que a terceira será a última parte da franquia.
Os títulos são baseados na saga literária de Frank Herbert, composta por seis livros. O primeiro livro já foi adaptado para o cinema antes, em 1984, por David Lych. Veja abaixo a comparação dos personagens da adaptação de Villeneuve e Lynch.
- 1 de 12
O protagonista de "Duna", Paul Atreides, interpretado por Kyle MacLachlan na primeira adaptação da saga e por Timothée Chalamet atualmente. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 2 de 12
Chani Kynes foi interpretada pela atriz Sean Young na primeira adaptação e por Zendaya atualmente. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 3 de 12
A princesa Irulan foi vivida por Virginia Madsen na primeira versão de "Duna" e por Florence Pugh na versão mais recente. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
-
- 4 de 12
Feyd-Rautha Harkonnen foi interpretado pelo músico Sting em 1980, e hoje é vivido por Austin Butler. • Nancy Moran/Sygma via Getty Images e Reprodução/Warner Bros.
- 5 de 12
Barão Vladimir Harkonnen vivido por Kenneth McMillan na primeira adaptação de "Duna" e por Stellan Skarsgard atualmente. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 6 de 12
Lady Jessica, a mãe do protagonista Paul Atreides, foi interpretada por Francesca Annis nos anos 1980 e atualmente pela atriz Rebecca Ferguson. • Nancy Moran/Sygma via Getty Images e Reprodução/Warner Bros.
-
- 7 de 12
Wellington Yueh vivido por Dean Stockwell na primeira versão e por Chang Chen hoje. • Nancy Moran/Sygma via Getty Images e Reprodução/Warner Bros.
- 8 de 12
O duque Leto Atreides, pai do protagonista, foi interpretado por Jürgen Prochnow e por Oscar Isaac. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 9 de 12
Gurney Halleck ganhou vida com o ator Patrick Stewart nos anos 1980 e hoje é interpretado por Josh Brolin. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
-
- 10 de 12
O personagem de Liet Kynes foi interpretado por Max von Sydow na primeira versão e ganha vida com a atriz Sharon Duncan-Brewster nesta. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 11 de 12
Rabban Harkonnen foi vivido por Paul L. Smith e, hoje, por Dave Bautista. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
- 12 de 12
Stilgar, interpretado por Everett McGill e Javier Bardem. • Reprodução/Universal Pictures e Reprodução/Warner Bros.
-
“Duna” entra em ranking de filmes mais bem avaliados da história