De vestido de carne a grandes tretas do pop, relembre polêmicas do VMA
Premiação de música pop já foi palco de performances controversas, tretas e mais
Uma das maiores — e mais polêmicas — premiações da música pop, o MTV Video Music Awards (MTV VMA) já foi palco de diversas performances, entrevistas e outros momentos que são considerados polêmicos na indústria e lembrados até os dias de hoje.
Alguns de seus momentos mais marcantes são a aparição da cantora Lady Gaga usando um vestido de carne e o início da “treta” entre o rapper Kanye West e a cantora Taylor Swift.
Abaixo, a CNN relembra estas e outras grandes polêmicas do VMA. Confira!
Relembre 6 polêmicas do VMA
Nirvana em 1992
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, causou em 1992 ao jogar o baixo para cima e não conseguir pegá-lo, o que fez com que o instrumento batesse em sua cabeça. Além disso, a banda foi marcante naquela edição por “burlar” uma ordem da organização da premiação.
A banda queria performar a polêmica canção “Rape Me”, o que não foi permitido pelo VMA. Ao invés disso, os integrantes concordaram em tocar “Lithium”, mas incluíram um instrumental da canção desejada na introdução da faixa.
Madonna e Courtney Love em 1995
As cantoras protagonizaram uma polêmica durante uma entrevista que Madonna dava sobre a coletânea “Something to Remember”, que trazia músicas antigas junto com uma compilação de faixas célebres de outros álbuns.
Enquanto conversava com o entrevistador Kurt Loder, ela foi interrompida por um pó compacto arremessado por Courtney Love. “É a favorita de todos, pode subir”, afirmou o jornalista, enquanto Madonna não escondeu o climão: “A gente deveria deixar? Não, por favor. Courtney está desesperada por atenção nesse momento”.
Madonna beijando Britney Spears e Christina Aguilera em 2003
Quase duas décadas depois de Madonna causar durante uma performance de “Like a Virgin”, ela chamou as cantoras Britney Spears e Christina Aguilera para repetir o impacto com a mesma música.
No meio da performance, Madonna dá um beijo em cada uma das artistas. Logo depois de beijar Britney, inclusive, a câmera do VMA foca na reação do cantor Justin Timberlake, com quem Spears tinha acabado de terminar.
Taylor Swift e Kanye West em 2009
Uma das tretas mais conhecidas do mundo pop, que perdura até os dias de hoje, é entre Kanye West e Taylor Swift. E tudo começou no VMA 2009, quando o rapper subiu ao palco e interrompeu o discurso de Taylor, que havia vencido a categoria de “Melhor Videoclipe Feminino”, para dizer que quem merecia o prêmio era, na verdade, a cantora Beyoncé.
Vestido de carne de Lady Gaga em 2010
Rainha das ousadias, principalmente no início da carreira, Lady Gaga tem uma das aparições mais lembradas do VMA depois que apareceu no evento vestindo uma roupa toda feita de carne. A cantora já havia levantado polêmica na cerimônia do ano anterior, quando cantou Paparazzi coberta de sangue.
Miley Cyrus em 2013
Em sua fase “rebelde”, Miley Cyrus entregou uma performance icônica de “We Can’t Stop” no VMA. A canção foi um marco na carreira da cantora, por marcar o abandono dela aos “moldes” puritanos da Disney, empresa em que nasceu como artista.
Apenas de lingerie e com muito “twerk”, como era chamado o rebolado na época, Miley ainda cantou com Robin Thicke uma também polêmica do cantor, “Blurred Lines”.