Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Crítica: “A Casa do Dragão” é menos viciante do que seu trono anterior

    Nova série da HBO não é ruim, mas não produz o tipo de personagens que definiram e elevaram seu antecessor à realeza de prestígio na TV

    Brian Lowryda CNN

    A HBO seguiu a majestade de “Game of Thrones” com o que poderia ser chamado de “jogos do trono” em “A Casa do Dragão”, uma série cuja grandiosidade visual épica esconde uma luta de poder menor e menos viciante, mais estreitamente focada na história dos Targaryen.

    Não é ruim, e há muitos dragões, mas não produz o tipo de personagens que definiram e elevaram seu antecessor à realeza de prestígio na TV.

    Trabalhando a partir da prequela do autor George R.R. Martin, “Fogo & Sangue”, a nova série tem a desvantagem de se passar quase dois séculos antes dos principais eventos de “Game of Thrones”, ocorrendo 172 anos antes do nascimento de Daenerys Targaryen.

    Isso aumenta a pressão para os criadores, claro.

    O atual ocupante do Trono de Ferro, o rei Viserys Targaryen (Paddy Considine), é um tanto imprudente como monarca, tanto que é chamado de fraco por seu irmão Daemon (Matt Smith, interpretando um príncipe muito diferente de seu papel em “The Crown”), um libertino implacável que deseja abertamente o poder.

    Viserys anseia por um herdeiro homem. Com sua esposa novamente grávida, sua filha adolescente, a princesa Rhaenyra (Milly Alcock), uma talentosa amazona de dragão, percebe que seu destino depende do nascimento de um filho, assim como o de seu tio como outro sucessor em potencial.

    Praticamente todos parecem estar jogando ângulos que sugerem que estão um passo ou dois à frente de Viserys, incluindo a Mão do Rei, Otto Hightower (Rhys Ifans), que exerce autoridade silenciosa sem levantar a voz.

    George R.R. Martin compartilha o crédito com Ryan Condal, um recém-chegado ao mundo “Thrones”, com Miguel Sapochnik também no comando.

    No entanto, embora a HBO tenha aberto claramente o cofrinho para garantir que o visual seja tão suntuoso quanto se poderia esperar – e a trilha levemente modificada do compositor Ramin Djawadi ajuda bastante a reavivar o clima -, essas séries são construídas sobre personagens.

    Simplificando, os ocupantes deste reino inicialmente se diminuem ao lado de Tyrion, Arya ou mesmo qualquer um dos filhos Lannister ou Stark.

    Projetando um salto de uma década no meio da temporada, a história gradualmente se torna mais atraente ao longo dos seis episódios, ostentando momentos tão brutais e sangrentos quanto qualquer coisa produzida por “Thrones”.

    Há também a vaga ameaça de guerra nas bordas externas do reino e o uso periódico de dragões como a arma definitiva na guerra aérea no estilo da Idade Média.

    O vigoroso debate que cercou a última temporada de “Game of Thrones” obscureceu um pouco o lugar exaltado que a série ocupava até então, sustentando um nível de excelência praticamente inigualável.

    Notavelmente, a produção começou em 2019 antes do lançamento de vários serviços de streaming que aumentaram significativamente o nível de ambição e investimento da TV no reino da fantasia.

    Quando o original começou, o personagem de Cersei disse que quando você joga o jogo dos tronos, “Você vence ou morre”. De certa forma, esse mantra espelhava a aposta massiva e as enormes recompensas feitas e colhidas pela própria série.

    “A Casa do Dragão” tenta jogar um jogo semelhante, mas 11 anos após a estreia da primeira série, o mundo da TV mudou. E na melhor das hipóteses, tanto esta série quanto a HBO provavelmente terão que se contentar com uma vitória menor, mais qualificada e menos decisiva.

    “A Casa do Dragão” estreia dia 21 de agosto na HBO.

    Tópicos