Conheça Tyla, a primeira vencedora do Grammy de Música Africana
Cantora sul-africana hitou no TikTok com "Water" e levou p prêmio de Melhor Performance Música Africana
A sul-africana Tyla recebeu, no domingo (4), o primeiro prêmio destinado à música africana da história do Grammy Awards.
Ela levou para casa o prêmio de Melhor Performance de Música Africana, categoria que estreou na premiação na cerimônia de domingo.
A cantora de 21 anos foi indicada pelo seu grande sucesso “Water”, que gerou um movimento de dança viral nas redes sociais, sobretudo no TikTok, após o seu lançamento em 2023. A cantora lançou o seu primeiro single “Getting Late” em 2019 e tem estado numa trajetória ascendente desde então.
Ela descreveu seu som como “Popiano”, uma fusão do gênero Amapiano da África do Sul e da música pop. “Water” é o primeiro single de seu primeiro álbum de estúdio “Tyla” e é a música de maior sucesso de um artista solo sul-africano na Billboard Hot 100, estreando na 67ª posição e subindo até a 10ª posição.
A adição da categoria de Melhor Performance de Música Africana segue-se a um aumento meteórico na popularidade global dos Afrobeats. Somente no Spotify, os streams de Afrobeats cresceram mais de 550% desde 2017, de acordo com a plataforma de streaming, tornando-o um dos “gêneros que mais crescem”.
A 66ª edição do Grammy Awards contou com a estreia de outras duas categorias: Melhor Gravação Pop Dance, vencida por “Padam Padam”, de Kylie Minogue, e Melhor Álbum de Jazz Alternativo, vencida por “Tight”, de Samara Joy.
Veja os looks das celebridades no tapete vermelho do Grammy
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”6029710″ title_galeria=”Tapete Vermelho do Grammy Awards”/]